Showing of 1 until 7 from 7 result(s)
Search for: Marcelo Hatanaka
Abstract
Objetivo: Avaliar qual o tipo de assistência médica utilizada pelo paciente que procura as "Campanhas da Catarata". Métodos: Foram realizadas 299 entrevistas com pacientes que participaram da "Campanha da Catarata" do dia 15 de abril de 2000, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Resultados: Dos entrevistados 58,9% eram do sexo masculino e 41,1 % do sexo feminino; a idade média foi de 69,9 anos. A população estudada é composta principalmente por pessoas de baixa escolaridade (89,5% eram analfabetas ou com escolaridade até primeiro grau) e economicamente inativos em 70,9% (aposentados, 50,2%; desempregados, 8,3% e donas de casa, 12,5%). Os meios de assistência médica mais utilizados são serviço público em 87,0%, convênio médico em 8,0% e médico particular em 4,9%. Os principais motivos alegados pelos pacientes que dispunham de convênio e não o utilizaram, foram: não cobria a cirurgia em 25%, não dava cobertura para a lente intra-ocular em 33%. Conclusão: O público alvo da "Campanha da Catarata" atendido no HC-FMUSP é constituído por indivíduos de baixa escolaridade, a maioria não integrada no mercado de trabalho, e que utilizam como recurso de saúde o SUS ou convênios médicos que não cobrem os gastos da cirurgia de catarata. Projetos catarata dentro das condições realizadas por este estudo não atraem pacientes que possam pagar os custos da cirurgia de catarata.
Keywords: Catarata; Acuidade visual; Assistência médica; Fatores socioeconômicos; Serviços de saúde comunitária; Humano; Idoso
Abstract
A vasculopatia coroidiana polipóide idiopática é entidade recentemente descrita relacionada a descolamentos recorrentes sero-sanguinolentos do epitélio pigmentado da retina ou da retina neuro-sensorial. Decorre de alterações na vascularização coroidiana que levam à formação de canais vasculares ramificados em rede vascular que termina em lesões nodulares polipóides na região justapapilar temporal. Este estudo relata cinco casos cujas características clínicas são compatíveis com este distúrbio. A média das idades era 66 anos (51 a 79 anos), um paciente da raça negra, três (60%) do sexo masculino. O tempo médio de seguimento foi de 13,4 meses (3 meses a 2 anos). As características epidemiológicas e clínicas são discutidas.
Keywords: Doenças vasculares; Coróide; Doenças da coróide; Angiofluoresceinografia; Indocianina verde
Abstract
Keywords:
Abstract
O eletroretinograma de padrão reverso é utilizado para avaliar a função das camadas internas da retina, particularmente a camada de células ganglionares retinianas, utilizando um estímulo em xadrez ou barras alternantes, mantendo constante o nível de contraste total. A resposta transiente normal é constituída por uma onda positiva (P50) seguida de uma onda maior negativa (N95). A neuropatia óptica glaucomatosa causa perda progressiva das células ganglionares da retina, detectável como anormalidades no exame, especialmente na onda N95. Por isso, o eletroretinograma de padrão reverso pode ser útil no diagnóstico e seguimento de pacientes glaucomatosos. Este artigo é uma revisão atualizada dos dados publicados a respeito da capacidade do eletroretinograma de padrão reverso em detectar alterações retinianas induzidas pelo glaucoma.
Keywords: Eletroretinografia; Glaucoma/diagnóstico; Hipertensão ocular; Pressão intraocular; Visão ocular
Abstract
Objetivo: Avaliar a espessura de coroide (EC) e sua variação durante o teste de sobrecarga hídrica (TSH) em olhos emétropes (EE) e míopes (ME) utilizando a tomografia de coerência óptica Spectral-Domain (SD-OCT). Métodos: Ensaio clinico realizado em um hospital terciário. 30 olhos selecionados randomizadamente, 15 míopes e 15 emétropes de 15 pacientes em cada grupo foram submetidos ao TSH e scans maculares com SD-OCT realizados 10 e 45 minutos após a ingestão de água. Os principais resultados avaliados foram média da EC na região macular pelo SD-OCT e pressão intraocular (PIO) durante o TSH. Resultados: O equivalente esférico médio foi de 0.15 ± 0.24 dioptrias em emétropes e -7,1 ± 1,75 dioptrias nos olhos míopes (p<0,001). Não foram encontradas diferenças estatísticas durante a resposta ao TSH entre EE e ME. EE apresentaram maior EC em comparação com ME, tanto na região foveal (361,4 ± 55,4 vs 257,9 ± 95,3; p<0,001), 3 milímetros nasal à fóvea (158,0 ± 71,8 vs 122,5 ± 54,5; p=0,047) e 3 mm temporal à fóvea (310,6± 52.4 vs 247,6 ± 90,1; p=0,05). Em relação à variação da EC, diferenças estatisticamente significativas foram demonstrados na região foveal, 10 minutos após a ingestão de água em ambos EE e ME, sem diferenças entre os grupos. Moderada correlação entre pico de PIO durante o TSH e EC foi demonstrada em ME ( r=0,52; p=0,04). Conclusão: A diferença na variação da EC provocada pelo TSH não foi estatisticamente diferente entre olhos emétropes e míopes, o que sugere um comportamento semelhante da coroide nestes dois grupos quando submetidos ao TSH. Além disso, a EC é mais fina nos olhos alto míopes, e a variação na EC não explica o aumento da PIO durante o TSH.
Keywords: Miopia; Coroide; Tomografia de coerência óptica; Comprimento axial do olho; Pressão intraocular; Água; Ingestão de líquidos; Osmose
Abstract
Objetivo: Determinar o efeito da panfotocoagulação retiniana nos parâmetros topográficos do disco óptico em pacientes não glaucomatosos com retinopatia diabética proliferativa.
Métodos: Este é um estudo observacional prospectivo e unicêntrico. Trinta e oito olhos de 26 pacientes diabéticos foram submetidos à panfotocoagulação retiniana para retinopatia diabética proliferativa. As estereofotografias e os parâmetros do disco óptico foram avaliados usando o retinógrafo Visucam da Zeiss e o oftalmoscópio confocal de varredura a laser (Heidelberg Retinal Tomograph), respectivamente, no início e 12 meses após a conclusão da panfotocoagulação.
Resultados: Trinta e oito olhos de 26 pacientes (15 mulheres) com média de idade de 53,7 anos (intervalo de 26-74) foram recrutados. Nenhuma diferença significativa foi encontrada entre a média horizontal e vertical para relação escavação/disco óptico determinadas pelas estereofotografias antes e após o tratamento com panfotocoagulação retiniana (p=0,461 e 0,839, respectivamente). Os valores globais dos parâmetros do disco óptico analisados com a tomografia de varredura a laser não mostraram nenhuma mudança significativa entre o início até os 12 meses, incluindo disk area, cup area, rim area, cup volume, rim volume, C/D area ratio, linear C/D ratio, mean cup depth, maximum cup depth, cup shape measure, height variation contour, mean retinal nerve fiber layer thickness e cross-sectional area.
Conclusão: Nossos resultados sugerem que a panfotocoagulação retiniana não causa alterações morfológicas no disco óptico em pacientes com retinopatia diabética proliferativa após um ano de seguimento.
Keywords: Fotocoagulação; Disco óptico; Microscopia confocal; Retinopatia diabética; Polarimetria de varredura por laser
Abstract
OBJETIVO: Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. O pico da pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para progressão do glaucoma, e o controle pressórico ainda é o único tratamento efetivo para todas as formas de glaucoma. O objetivo principal deste estudo é comparar a redução basal e do pico da pressão intraocular, obtidas através do Teste de Sobrecarga Hídrica, entre os dois olhos dos mesmos pacientes utilizando latanoprosta 0,005% em um olho e submetidos à aplicação de trabeculoplastia a laser seletiva no olho contralateral.
MÉTODOS: Este é um estudo prospectivo, intervencionista, longitudinal e randomizado. Trinta pacientes consecutivos, glaucomatosos, com pressão intraocular controlada em uso de monoterapia com latanoprosta, foram recrutados de um único centro oftalmológico. Os olhos dos pacientes foram randomizados e um olho foi selecionado para tratamento com trabeculoplastia a laser seletiva e olho contralateral tratado com colírio de latanoprosta 0,005%. Foram avaliados a pressão intraocular basal e pico de pressão intraocular um mês (Teste de Sobrecarga Hídrica 2) e seis meses (Teste de Sobrecarga Hídrica 3) após tratamento.
RESULTADOS: Não houve diferença estatística entre a pressão intraocular pré washout entre os olhos randomizados para trabeculoplastia a laser seletiva e latanoprosta, 13,6 ± 2,1 e 13,3 ± 1,8 mmHg, respectivamente (p=0,182). Em relação à pressão intraocular basal, não houve diferença estatística entre os grupos, tanto no Teste de Sobrecarga Hídrica 2 (p=0,689) e Teste de Sobrecarga Hídrica 3 (p=0,06). Não houve diferença estatística em relação ao pico de pressão intraocular entre os grupos trabeculoplastia a laser seletiva e latanoprosta, no Teste de Sobrecarga Hídrica 2 (p=0,771) e Teste de Sobrecarga Hídrica 3 (p=0,774).
CONCLUSÕES: Em resumo, nosso estudo demonsrou que a eficácia da redução pressórica é similar entre latanoprosta e trabeculoplastia a laser seletiva, e pacientes glaucomatosos que estão com a pressão intraocular clinicamente controlados com latanoprosta e trocam de tratamento para trabeculoplastia a laser seletiva mantém sua pressão intraocular controlada.
Keywords: Glaucoma; Pressão intraocular; Latanoprosta; Lasers
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000