Showing of 1 until 12 from 12 result(s)
Search for: Marcelo Ribeiro
Abstract
Objetivo: Estudar o comportamento da refração e da curvatura corneana em pacientes com esotropia essencial submetidos à cirurgia monocular para correção do estrabismo. Métodos: Estudo prospectivo em que 42 olhos de 21 pacientes com esotropia essencial de ângulo moderado, sem quaisquer outros estrabismos associados, foram selecionados e submetidos ao exame oftalmológico completo e à cirurgia monocular. O olho contralateral serviu como grupo controle. Foram feitas avaliações de pré-operatório, pós-operatório de 1 mês e pós-operatório de 6 meses. O astigmatismo pré-operatório foi confrontado com os astigmatismos pós-operatórios por análise vetorial e cálculo do valor polar. Resultados: Obtivemos, nos olhos operados, redução significante (p<0,05) na médio do equivalente esférico, de 3,28 ±1,98 dioptrias para 3,05 ± 1,95 dioptrias. Na refração houve um aumento significante da média do componente a 90° do astigmatismo, de 0,458 ± 0,594 dioptrias para 1,002 ± 0,718 dioptrias, também observado na ceratometria: 1,083 ± 0,560 dioptrias para 1,690 ± 0,591 dioptrias. A média do astigmatismo induzido pela cirurgia, na refração, foi de 0,63 ± 0,27 dioptrias a um eixo médio de 92,30 ± 14,91 graus e de 0,71 ± 0,27 dioptrias a um eixo médio de 94,45 ± 15,69 graus na ceratometria, evidenciáveis graficamente pelo mapa diferencial da topografia corneana. Conclusões: Observa-se aumento estatisticamente significante e clinicamente relevante do astigmatismo a-favor-da-regra em pacientes esotrópicos submetidos ao retrocesso/ressecção monocular. Essa mudança é estável ao longo do tempo e é acompanhada de diminuição significante do equivalente esférico.
Keywords: Esotropia; Refração ocular; Estrabismo; Astigmatismo; Procedimentos cirúrgicos operatórios
Abstract
Esclerites são doenças que podem ter como causa uma doença reumatológica, infecciosa ou tumoral ou, ainda, ser uma entidade restrita apenas ao olho. Objetivo: Relatar a experiência de dois anos de um ambulatório conjunto de Reumato-Oftalmologia no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com esclerite por três anos. Métodos: Esta é uma análise de 29 casos de esclerite. Todos os casos foram avaliados pelo serviço de Oftalmologia e pelo de Reumatologia. Resultados: Dos 29 casos identificados, foi possível identificar uma doença subjacente em 55,17% dos casos. Observamos doenças reumáticas em 34,4% e infecciosas 20,6% dos casos. As esclerites idiopáticas não se distinguiram das reumáticas quanto às características clínicas embora um maior número de casos com a forma necrosante tenha sido visto nas reumáticas (sem significância estatística). Esclerites com doença reumática subjacente foram tratadas mais vezes com corticóides orais e imunossupressores. Conclusões: A cooperação entre reumatologistas e oftalmologistas se mostrou útil na identificação etiológica de pacientes com esclerite.
Keywords: Esclerite; Esclerite; Artrite reumatóide; Granulomatose de Wegener; Imunossupressores
Abstract
Objetivos: Quando a visão de um olho está preservada (visão monocular) e há alto risco, baixo prognóstico e/ou recursos limitados para a cirurgia do olho contralateral, não é claro se o beneficio da binocularidade supera o da reorientação para visão monocular. O objetivo é quantificar o impacto da qualidade de visão referida entre a condição binocular e monocular e, nesse último caso, entre congênita e adquirida. Métodos: Pacientes com acuidade visual (AV) com AV>0,5 em cada olho foram submetidos ao questionário estruturado de 14 perguntas (VF-14), onde a pontuação de 0 a 100 indica o nível de satisfação do paciente com sua visão, variando de baixo a alto respectivamente. Dados epidemiológicos e pontuações dos quatro grupos foram registrados e submetidos à análise estatística. Resultados: A entrevista pelo VF-14 com 56 indivíduos revelou que a pontuação mais alta foi similar entre os controles e os portadores de visão monocular congênita, e níveis intermediários e baixos foram obtidos por indivíduos com visão monocular adquirida e cegos bilaterais, respectivamente (p<0,001). As atividades mais difíceis para os indivíduos com visão monocular adquirida foram identificar letras pequenas, reconhecer pessoas, distinguir sinais de trânsito e assistir TV. Conclusão: O estudo confirmou que a perda da visão tem impacto desfavorável no desempenho referido das atividades sendo maior na visão monocular adquirida do que na congênita. Os dados sugerem que medidas de reabilitação devem ser consideradas para melhorar a qualidade da visão em doenças intratáveis ou de alto risco ou de baixo prognóstico.
Keywords: Visão monocular; Baixa visão; Cegueira; Acuidade visual; Qualidade de vida; Visão binocular; Questionários
Abstract
OBJETIVO: Avaliar as medidas da camada de fibras nervosas da retina com a tomografia de coerência óptica (OCT) "time domain" (TD) e "spectral domain" (SD), e testar a habilidade diagnóstica de ambas as tecnologias em pacientes com perda assimétrica glaucomatosa de hemicampo visual. MÉTODOS: Trinta e seis pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto com perda de campo visual em um hemicampo (acometido) e ausência de perda no hemicampo oposto (não-acometido), e 36 controles pareados por idade tiveram o olho de estudo examinado com Stratus-OCT (Carl Zeiss Meditec Inc., Dublin, California, USA) e 3 D OCT-1000 (Topcon, Tokyo, Japan). As medidas de espessura da camada de fibras nervosas da retina peripapilar e classificação normativa fornecida pelos aparelhos foram registrados para análise. A média aritmética dos valores do gráfico de desvio total em cada hemicampo foi calculada para cada indivíduo. "Índices de assimetria" para campo visual e camada de fibras nervosas da retina foram calculados como a razão entre hemicampos acometido e não-acometido e hemirretinas correspondentes, respectivamente. RESULTADOS: As medidas da camada de fibras nervosas da retina em hemicampos não-acometidos (média [SD] 87.0 [17.1] µm e 84.3 [20.2] µm, para TD e SD-OCT, respectivamente) foram menores do que em controles (119.0 [12.2] µm e 117.0 [17.7] µm, P<0.001). O banco de dados normativo classificou como alterado 42% e 67% das hemirretinas correspondentes a hemicampos não-acometidos com TD e SD-OCT, respectivamente (P=0.01). As medidas da camada de fibras nervosas da retina foram consistentemente mais espessas com TD comparados com SD-OCT. Índices de assimetria da camada de fibras nervosas da retina foram semelhantes entre TD (0.76 [0.17]) e SD-OCT (0.79 [0.12]) e significantemente maiores do que o índice de assimetria do campo visual (0.36 [0.20], P<0.001). CONCLUSÃO: Os hemicampos normais de pacientes com glaucoma apresentaram camada de fibras nervosas da retina mais fina do que olhos saudáveis. As medidas da camada de fibras nervosas da retina foram mais espessas com TD do que com SD-OCT, que por sua vez detectou anormalidades na espessura da camada de fibras nervosas da retina mais frequentemente do que o TD-OCT.
Keywords: Glaucoma de ângulo aberto; Campos visuais; Tomografia de coerência óptica; Disco óptico; Doenças do nervo óptico; Fibras nervosas; Retina
Abstract
O eletroretinograma de padrão reverso é utilizado para avaliar a função das camadas internas da retina, particularmente a camada de células ganglionares retinianas, utilizando um estímulo em xadrez ou barras alternantes, mantendo constante o nível de contraste total. A resposta transiente normal é constituída por uma onda positiva (P50) seguida de uma onda maior negativa (N95). A neuropatia óptica glaucomatosa causa perda progressiva das células ganglionares da retina, detectável como anormalidades no exame, especialmente na onda N95. Por isso, o eletroretinograma de padrão reverso pode ser útil no diagnóstico e seguimento de pacientes glaucomatosos. Este artigo é uma revisão atualizada dos dados publicados a respeito da capacidade do eletroretinograma de padrão reverso em detectar alterações retinianas induzidas pelo glaucoma.
Keywords: Eletroretinografia; Glaucoma/diagnóstico; Hipertensão ocular; Pressão intraocular; Visão ocular
Abstract
A citologia de impressão (CI) tem sido amplamente utilizada como um método de avaliação da superfície ocular e das camadas de células superficiais no diagnóstico e no seguimento após tratamento de vários tumores da superfície ocular de origem epitelial ou melanocítica. As informações podem sem encontradas na literatura em língua inglesa desde 1992. Utilizando-se de membranas de acetato de celulose ou Biopore na coleta dos espécimes, uma alta correlação tem sido encontrada entre a CI e a histologia do tecido. Comparando-se com a citologia esfoliativa, a citologia de impressão é menos traumática para o olho do paciente, fornece uma localização precisa da área estudada e permite ver as células da forma como elas organizam-se in vivo. A vantagem adicional da citologia de impressão é a preservação das células- tronco germinativas responsáveis pela renovação contínua do epitélio da córnea. Elas podem ser afetadas após biópsia cirúrgica na região do limbo que é o sítio mais frequentemente acometido pelos tumores do epitélio estratificado. O tratamento para a neoplasia escamosa da superfície ocular tem sido historicamente a cirurgia, mas intervenções não cirúrgicas também foram adotadas. Por esta razão, em certos casos, oftalmologistas podem recorrer a formas menos invasivas que a biópsia cirúrgica (como a citologia de impressão) tanto para o diagnóstico inicial quanto para o monitoramento terapêutico das lesões da superfície ocular. No entanto, deve-se ter em mente que a citologia de impressão deixa de ser útil quando seu resultado não coincide com o quadro clínico ou quando o diagnóstico clínico é incerto e o resultado da citologia de impressão negativo. Nesses casos, a biópsia cirúrgica deve ser realizada para o diagnóstico. O objetivo desta revisão é examinar a literatura sobre a utilização da citologia de impressão no diagnóstico e tratamento dos tumores da superfície ocular bem como discutir a necessidade de uma investigação mais aprofundada sobre o assunto.
Keywords: Túnica conjuntiva; Córnea; Limbo da córnea; Neoplasias da túnica conjuntiva/diagnóstico; Neoplasias oculares; Citodiagnóstico; Técnicas citológicas; Técnicas de diagnóstico oftalmológico; Revisão
Abstract
As apresentações clínicas associadas à deficiência de vitamina A persistem em regiões pobres ao redor do mundo com os mesmos achados clínicos descritos há séculos. No entanto, novas formas de problemas causados pela vitamina A afetam os olhos, estão associados com os hábitos da sociedade moderna e tem causado preocupação. Eles exigem a atenção dos oftalmologistas, pediatras, internistas, dermatologistas e nutricionistas, devido à sua gravidade e diversidade de causas. Uma vez que os olhos e seus anexos são órgãos muito sensíveis à deficiência e excesso de vitamina A, manifestações oculares podem ser indicadores precoces do desequilíbrio de vitamina A. Essa revisão traz as manifestações clínicas de hipovitaminose A enfatizando os chamados distúrbios dietéticos modernos e formas de abordagem multidisciplinar. E também traz evidências sobre a relação entre a terapia com ácido retinóico e doença do olho seco.
Keywords: Deficiência de vitamina A/complicações; Manifestações oculares; Cirurgia bariátrica; Blefaroplastia; Procedimentos cirúrgicos refrativos; Xeroftalmia
Abstract
Objetivo: Avaliar a dispersão de luz intraocular antes e depois da ceratectomia fotorrefrativa (PRK) para baixa miopia com e sem a aplicação tópica de mitomicina C. Métodos: Pacientes submetidos à PRK para baixa miopia foram selecionados para o estudo. PRK sem MMC foi realizado em 21 olhos (12 pacientes) e PRK com MMC tópica a 0,02% foi realizado em 25 olhos (25 pacientes). Ambos os grupos foram tratados com o excimer laser da Nidek EC5000. Avaliações foram realizadas usando o medidor de dispersão de luz C-Quant no pré-operatório e com 2 e 4 meses de pós-operatório. Resultados: A média de idade dos pacientes foi 30 ± 4 anos e a média do equivalente esférico foi -2,2 ± 0,75 D. As médias da dispersão de luz intraocular no pré-operatório foram 1,07 ± 0,10 no grupo PRK sem MMC e 1,07 ± 0,11 log(s) no grupo PRK com MMC tópica. Após 2 meses da cirurgia houve uma diminuição na média da dispersão de luz intraocular em ambos os grupos. Entretanto uma diferença estatisticamente significante, comparado com os valores pré-operatórios, foi observada apenas no grupo PRK com MMC (0,98 ± 0,09 log(s), p=0,002), provavelmente devido as medidas com maior espalhamento de luz no grupo sem MMC (1,03 ± 0,13 log(s), p=0,082). Após 4 meses de pós-operatório, os valores de dispersão de luz não apresentavam diferença estatisticamente significantes quando comparados com os valores iniciais, tanto no grupo sem MMC (1,02 ± 0,14 log(s), p=0,26) quanto no grupo com MMC tópica (1,02 ± 0,11 log(s), p=0,13). Conclusão: PRK para baixa miopia diminui a dispersão de luz ocular e a aplicação de MMC contribui para uma ainda menor dispersão de luz no período pós-operatório inicial. Entretanto, quatro meses após a cirurgia a dispersão de luz intraocular não é significantemente diferente das medidas pré-operatórias.
Keywords: Ceratectomia fotorrefrativa; Miopia/cirurgia; Mitomicina; Cicatrização
Abstract
Objetivo: Determinar o efeito da panfotocoagulação retiniana nos parâmetros topográficos do disco óptico em pacientes não glaucomatosos com retinopatia diabética proliferativa.
Métodos: Este é um estudo observacional prospectivo e unicêntrico. Trinta e oito olhos de 26 pacientes diabéticos foram submetidos à panfotocoagulação retiniana para retinopatia diabética proliferativa. As estereofotografias e os parâmetros do disco óptico foram avaliados usando o retinógrafo Visucam da Zeiss e o oftalmoscópio confocal de varredura a laser (Heidelberg Retinal Tomograph), respectivamente, no início e 12 meses após a conclusão da panfotocoagulação.
Resultados: Trinta e oito olhos de 26 pacientes (15 mulheres) com média de idade de 53,7 anos (intervalo de 26-74) foram recrutados. Nenhuma diferença significativa foi encontrada entre a média horizontal e vertical para relação escavação/disco óptico determinadas pelas estereofotografias antes e após o tratamento com panfotocoagulação retiniana (p=0,461 e 0,839, respectivamente). Os valores globais dos parâmetros do disco óptico analisados com a tomografia de varredura a laser não mostraram nenhuma mudança significativa entre o início até os 12 meses, incluindo disk area, cup area, rim area, cup volume, rim volume, C/D area ratio, linear C/D ratio, mean cup depth, maximum cup depth, cup shape measure, height variation contour, mean retinal nerve fiber layer thickness e cross-sectional area.
Conclusão: Nossos resultados sugerem que a panfotocoagulação retiniana não causa alterações morfológicas no disco óptico em pacientes com retinopatia diabética proliferativa após um ano de seguimento.
Keywords: Fotocoagulação; Disco óptico; Microscopia confocal; Retinopatia diabética; Polarimetria de varredura por laser
Abstract
OBJETIVO: Traduzir e validar o questionário de olho seco e lentes de contato (CLDEQ-8) para o português e descrever o impacto das lentes de contato gelatinosas na superfície ocular.
MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo com o objetivo de (1) traduzir e validar o CLDEQ-8 para o português e (2) aplicar o CLDEQ-8 em um grupo de usuários de lentes de contato, juntamente com uma ampla avaliação do impacto das lentes gelatinosas na superfície ocular. A avaliação do impacto das lentes gelatinosas foi realizada em uma amostra composta por 81 indivíduos, divididos em dois grupos: 61 usuários de lente de contato (Grupo A) e um grupo controle de 20 não usuários (Grupo B). Como critério de exclusão: usuário de lentes de contato rígidas, doenças sistêmicas ou oculares prévias, uso de medicamentos que podem causar danos a superfície ocular e cirurgias oculares prévias.
RESULTADOS: Para a tradução e validação do questionário CLDEQ-8, os valores de concordância Kappa foram iguais ou superiores a 0,7 em todas as perguntas, o que implica em uma boa concordância entre as versões em português e inglês. Considerando a avaliação da superfície ocular dos sujeitos, todos os parâmetros diferiram nos usuários de lente de contato em comparação com os controles (com p<0,05), exceto naqueles relacionados ao volume lacrimal, como altura do menisco lacrimal e teste de Schirmer.
CONCLUSÕES: Este estudo forneceu uma versão traduzida para o português e validada do questionário CLDEQ-8, que representa uma importante ferramenta na avaliação de usuários de lente de contato. A avaliação da superfície ocular realizada demonstra a relação entre o uso de lentes de contato gelatinosas e os distúrbios da superfície ocular.
Keywords: Lente de contato; Síndrome do olho seco; Superfície ocular; Inquérito e questionário; Reprodutibilidade de resultados
Abstract
Objetivo: Comparar os achados oculares em longo prazo de crianças que se submeteram à cirurgia de catarata congênita antes dos dois anos de idade e receberam uma injeção intracameral de triancinolona no intraoperatório ou usaram prednisolona oral no pós-operatório para modular a inflamação ocular.
Métodos: Neste estudo prospectivo de coorte, todos os pacientes que participaram de um ensaio clínico anterior, que analisou os resultados cirúrgicos de 1 ano da cirurgia de catarata congênita usando triancinolona intracameral (Grupo de Estudo) ou prednisolona oral (Grupo Controle), eram elegíveis para participar. Os prontuários médicos dos pacientes foram revisados e as crianças foram submetidas a um exame oftalmológico completo no acompanhamento final. As principais medidas de desfecho foram: achados biomicroscópicos, pressão intraocular, espessura central da córnea, a necessidade de intervenções cirúrgicas adicionais e achados compatíveis com glaucoma.
Resultados: Vinte e seis olhos (26 pacientes) foram incluídos (Grupo de Estudo = 11 olhos; Grupo de Controle = 15 olhos). O seguimento médio foi de 8,2 ± 1,2 anos e 8,1 ± 1,7 anos nos Grupos de Estudo e Controle, respectivamente (p=0,82). Todos os olhos apresentavam lente intraocular centrada. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos com relação à presença de sinéquia posterior (p=0,56), pressão intraocular (p=0,49) ou espessura central da córnea (p=0,21). Nenhum dos olhos preencheu os critérios diagnósticos para glaucoma, apresentou opacificação secundária do eixo visual ou foi reoperado.
Conclusão: Os achados oculares em longo prazo de crianças que se submeteram à cirurgia de catarata congênita e receberam uma injeção intracameral de triancinolona no intraoperatório foram semelhantes aos que usaram prednisolona oral no pós-operatório para modular a inflamação ocular, sugerindo que a triancinolona intracameral pode substituir a prednisolona oral na cirurgia de catarata congênita, facilitando o tratamento pós-operatório e a adesão ao mesmo.
Keywords: Catarata congênita; Triancinolona; Prednisolona; Esteroides; Complicações pós-operatórias; Criança
Abstract
Keywords:
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000