Showing of 1 until 3 from 3 result(s)
Search for: Marjorie F. N Queiroz
Abstract
Objetivo: Avaliar os resultados visuais, satisfação e qualidade de vida de pacientes atendidos em um hospital escola pelo Sistema Único de Saúde, submetidos a implante bilateral de lente intraocular multifocal difrativa.
Métodos: Estudo tipo série de casos com intervenção, incluindo 20 pacientes submetidos a implante bilateral da lente intraocular multifocal difrativa EyeDiff® (Eyeol UK, Dunstable, UK). Os critérios de exclusão foram astigmatismo corneano >1,5 dioptria cilíndrica, cirurgia ou doença ocular prévias e complicações intraoperatórias ou pós-operatórias. Os pacientes foram avaliados após 1, 3 e 6 meses da cirurgia. Foram avaliadas a acuidade visual monocular e binocular para longe, intermediário e perto sob condições fotópica e mesópica, sensibilidade ao contraste monocular sob condições fotópicas, curva de defocus e questionário para avaliação da qualidade de vida.
Resultados: A acuidade visual para longe corrigida monocular foi de 0,3 logMAR ou melhor e a acuidade visual para perto com correção para longe foi J3 ou melhor em todos os olhos, sob condições fotópicas. A acuidade visual binocular para perto com a correção para longe foi J1 em todos os casos. A sensibilidade ao contraste estava no nível mínimo de normalidade para frequências espaciais baixas e altas e abaixo dos limites normais para frequência espacial intermediária. O questionário de qualidade de vida mostrou que os pacientes apresentavam altos níveis de satisfação.
Conclusão: O implante bilateral da lente intraocular multifocal EyeDiff® proporcionou boa acuidade visual e qualidade de vida, e independência de óculos aos pacientes. A acuidade visual e a sensibilidade ao contraste melhoraram progressivamente entre um e seis meses de pós-operatório.
Keywords: Acuidade visual; Qualidade de vida; Satisfação do paciente; Implante de lente intraocular; Sistema Único de Saúde.
Abstract
Objetivo: Avaliar o implante de lente intraocular primária para tratamento da afacia pediátrica no Sistema Único de Saúde (SUS) e comparar os resultados em diferentes faixas etárias.
Métodos: Foram incluídas crianças com catarata congênita e do desenvolvimento unilateral ou bilateral de 0-12 anos de idade e submetidas a implante de lente intraocular primária.
Resultados: Cento e oito olhos de 68 crianças divididas em quatro grupos de idade (<7m; 7m-2a; 2-5a e > 5a) foram avaliados. Dezenove olhos (17,59%) apresentaram opacificação do eixo visual como complicação pós-operatória. Essa complicação foi mais frequente na faixa etária <7 meses (37,93%). A diferença foi significativa entre os grupos de idade <7 meses e > 5 anos (p=0,002). A opacificação do eixo visual foi dividida em duas categorias: membrana pupilar e proliferação de células do cristalino. Oito olhos apresentaram membrana pupilar e 14 proliferação de células do cristalino. Dos oito olhos com membrana pupilar, sete ocorreram na faixa etária <7 meses. A diferença entre o grupo de idade <7 meses e os grupos de 2-5 anos e > 5 anos foi significativa (p=0,01). A proliferação de células do cristalino foi mais frequente nos grupos de idade <7 meses e 2-5 anos, mas significativa apenas quando comparados o grupo de idade <7 meses com o grupo> 5 anos de idade (p=0,040). Glaucoma e suspeitos de glaucoma não foram observados durante o acompanhamento.
Conclusões: A principal complicação encontrada no estudo foi a opacificação do eixo visual. Sua incidência foi maior em crianças operadas antes dos 7 meses de idade.
Keywords: Extração de catarata; Lentes intraoculares; Complicações intraoperatórias; Glaucoma; Segmento anterior do olho; Criança.
Abstract
Reportamos o caso de um menino de 4 anos de idade com Síndrome de Marfan, cujos pais referiam que o mesmo apresentava baixa acuidade visual desde o nascimento. Ao exame oftalmológico, observou-se microesferofacia e discreta subluxação do cristalino bilateralmente. A refração estática era -23.75 - 2.75 x 70 no olho direito e -25.50 -3.50 x 90 no olho esquerdo. Como a microesferofacia e a alta miopia traziam sérios prejuízos à qualidade de vida do paciente, foi submetido à facoemulsificação de cristalino transparente, vitrectomia anterior, capsulotomia posterior via pars plana e implante de lente intraocular. Em seguimento pós-operatório de dois anos, mantinha lentes intraoculares centradas, eixo visual livre, acuidade visual corrigida de 20/30 em ambos os olhos. Paciente satisfeito com a visão podendo estudar e exercer todas as atividades do dia a dia sem limitações visuais.
Keywords: Síndrome de Marfan; Lentes intraoculares; Implante de lente intraocular; Cristalino/cirurgia; Acuidade visual; Humanos; Pré-escolar; Relatos de casos
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000