Showing of 1 until 2 from 2 result(s)
Search for: Murat Hasanreisoglu
Abstract
Objetivo: A refração pós-operatória na cirurgia moderna de catarata por microincisão ganha ainda mais importância em pacientes com cirurgia prévia de ceratomileuse in situ assistida por laser (LASIK). As alterações astigmáticas induzidas cirurgicamente nesses olhos podem diferir não apenas em magnitude, mas também em direção em comparação com córneas virgens. O objetivo deste estudo foi comparar as alterações astigmáticas induzidas cirurgicamente após cirurgia de catarata por microincisão entre córneas pós-LASIK e olhos virgens.
Métodos: Foi revisada uma série de casos de cirurgia de catarata por microincisão em olhos com e sem cirurgia LASIK anterior. Os dados demográficos, o comprimento axial no momento da cirurgia de catarata, a espessura central da córnea, os valores esféricos e cilíndricos, as leituras da ceratometria e o astigmatismo corneano posterior pós-operatório foram avaliados retrospectivamente. O método Alpins modificado foi usado para análise vetorial astigmática e foram avaliados o astigmatismo basal, o astigmatismo induzido cirurgicamente, o vetor de diferença, o efeito de achatamento e o torque.
Resultados: Ao todo, 42 olhos de 24 indivíduos foram avaliados. O Grupo I consistiu em 14 olhos com LASIK prévio; o Grupo II incluiu 28 olhos sem qualquer cirurgia refrativa. A média da espessura corneana central pré-operatória no Grupo I foi significativamente mais fina (p=0,012). Não houve diferença significativa no astigmatismo basal entre os grupos em termos de magnitude e vetores de potência. Após a cirurgia de catarata por microincisão, não houve diferenças significativas nos valores médios esféricos, cilíndricos e leituras médias de ceratometria (todos com p>0,05). No entanto, o astigmatismo induzido cirurgicamente e o vetor de diferença foram significativamente maiores no componente do vetor J45 em olhos pós-LASIK, e o efeito de aumento da inclinação pela cirurgia de catarata por microincisão nas córneas pós-LASIK foi significativo em comparação com olhos virgens (p=0,001, p=0,002 e p=0,018, respectivamente).
Conclusões: A cirurgia de catarata aumentou a inclinação das córneas em ambos os grupos, sendo esse aumento significativamente maior nos olhos pós-LASIK. Certamente, a topografia da córnea antes da cirurgia de catarata é particularmente útil para fornecer interpretações mais precisas do astigmatismo induzido cirurgicamente.
Keywords: Cirurgia de catarata; Ceratomileuse; excimer laser in situ; Cirurgia refrativa; Astigmatismo induzido cirurgicamente; Análise vetorial.
Abstract
Objetivo: A síndrome de pseudo-exfoliação tem sido associada ao comprometimento da função do coração e dos vasos sanguíneos. Foi realizado um estudo para investigar o papel do sistema renina-angiotensina na etiopatogenia da síndrome de pseudo-exfoliação.
Métodos: Os sujeitos foram 14 pacientes com síndrome de pseudo-exfoliação e 14 controles saudáveis submetidos à extração de catarata. Amostras pré-operatórias de 5 ml de sangue venoso periférico e humor aquoso perioperatório foram coletadas dos pacientes em ambos os grupos. Os níveis de renina no plasma e humor aquoso foram analisados pelo método imunorradiométrico e os níveis de angiotensina II foram analisados por radioimunoensaio. O SPSS versão 16.0 foi utilizado para análises estatísticas. Considerou-se o valor de p<0,05 para indicar uma diferença estatisticamente significativa.
Resultados: A média de idade dos pacientes nos grupos pseudo-exfoliação e controle foi de 71,7 ± 7,1 e 67,4 ± 9,3 anos, respectivamente (p=0,140). O nível médio de renina no humor aquoso foi de 7,73 pg / ml (4,15-21) no grupo controle e 11,95 pg/ml (3,75-18,54) no grupo pseudo-exfoliação (p=0,022). Não houve diferenças entre os dois grupos de renina plasmática, angiotensina II plasmática ou nos níveis de angiotensina II em humor aquoso. As correlações entre os níveis de renina no plasma e no humor aquoso e entre os níveis de angiotensina II no plasma e humor foram examinadas separadamente para cada grupo; n]ao foram observadas correlações significativas no grupo pseudo-exfoliação (r=-0,440, p=0,115; r=-0,414, p=0,142) ou no grupo controle (r=-0,232, p=0,425; r=0,482, p=0,081).
Conclusão: Os níveis de renina no humor aquoso são mais elevados na síndrome de pseudo-exfoliação. Os resultados indicam um provável papel do sistema renina-angiotensina na síndrome de pseudo-exfoliação. Novos estudos com maior número de casos são necessários para esclarecer a associação precisa do sistema renina-angiotensina com a etiopatogenia da síndrome de pseudo-exfoliação.
Keywords: Síndrome de exfoliação/etiologia; Sistema reninaangiotensina; Receptor tipo 2 de angiotensina; Doenças vasculares periféricas
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000