Showing of 1 until 2 from 2 result(s)
Search for: Sérgio Gustavo Tanaka
Abstract
Relatar um caso de toxicidade ocular causada pela cloroquina. Aferiu-se a acuidade visual de ambos os olhos em tabela de Snellen. Foram realizados biomicroscopia do segmento anterior, refração, oftalmoscopia, angiofluoresceinografia e retinografia numa paciente de 53 anos, sexo feminino, portadora de artrite reumatóide. Fez uso de cloroquina por 6 anos e havia parado há um ano, quando veio ao nosso serviço. Apresentava acuidade visual corrigida de 20/200 e 20/40. À biomicroscopia do segmento anterior apresentava lente intra-ocular no olho direito e catarata nuclear 1+/4+ no olho esquerdo, com opacidade corneana subepitelial inferior ao eixo visual em ambos os olhos. À oftalmoscopia, apresentava mácula com aspecto de tacho batido (atrofia do epitélio pigmentar da retina). A angiofluoresceinografia mostrou maculopatia com aspecto de olho de boi. Relata-se um caso típico de ceratopatia e maculopatia causados pela cloroquina.
Keywords: Cloroquina; Cloroquina; Degeneração macular; Doenças retinianas; Toxicidade de drogas; Fundo de olho; Mácula lútea; Relato de caso
Abstract
O objetivo desse trabalho é relatar um caso de toxicidade ocular pelo tamoxifeno. Para isso, aferiu-se a melhor acuidade visual corrigida de ambos os olhos em tabela de Snellen. Foram realizados biomicroscopia do segmento anterior, refração, oftalmoscopia, angiofluoresceinografia e retinografia numa paciente de 63 anos, sexo feminino, cor branca, em uso de tamoxifeno 20 mg/dia há 4 anos, com acuidade visual corrigida de 20/70 e 20/40. A biomicroscopia do segmento anterior apresentava ceratopatia verticilata e catarata nuclear e cortical posterior de 1+/4 em ambos os olhos. À oftalmoscopia, foi verificado alteração do brilho macular de ambos os olhos. E a angiofluoresceinografia mostrou hiperfluorescência na área macular em fase precoce (defeito em janela). Relata-se um caso de ceratopatia e maculopatia causadas pelo tamoxifeno.
Keywords: Neoplasias mamárias; Tamoxifeno; Tamoxifeno; Toxicidade de drogas; Degeneração macular; Fundo de olho; Mácula lútea; Angiofluoresceinografia; Doenças retinianas; Relato de caso
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000