Showing of 1 until 15 from 93 result(s)
Search for: Eyelids; Models, animal; Training; Surgery; Surgical procedures, operative
Abstract
Objetivo: Avaliar as taxas de sucesso anatômico e funcional da ceratoplastia penetrante associada à cirurgia vitreorretiniana assistida por ceratoprótese temporária.
Métodos: Foram incluídos neste estudo retrospectivo 15 olhos de 14 pacientes. Registraram-se as características demográficas, as patologias pré-operatórias dos segmentos anteriores e posteriores, as complicações perioperatórias, a condição pós-operatória do implante e a fixação e as complicações da retina. Foram avaliadas as taxas de sucesso anatômico e funcional.
Resultados: O período médio de acompanhamento foi de 29,8 ± 19,1(6-60) meses. A patologia corneana pós-operatória mais comum foi o abscesso do implante (7 olhos, 46,7%) e o diagnóstico mais comum no segmento posterior foi a endoftalmite (7 olhos, 46,7%). Cinco casos (33,3%) mostraram acuidade visual entre 0,001 e 0,08. Foi diagnosticada endoftalmite pré-operatória em todos os 5 casos com insucesso anatômico.
Conclusão: A cirurgia vitreorretiniana assistida por ceratoprótese temporária associada à ceratoplastia penetrante é um método eficaz de tratamento de patologias agudas e subagudas concomitantes nos segmentos anterior e posterior. Porém, os resultados podem variar de caso a caso. A endoftalmite pré-operatória é um fator de pior prognóstico de sucesso de longo prazo.
Keywords: Ceratoplastia penetrante; Cirurgia vitreorretiniana; Vitrectomia; Segmento anterior do olho; Período pré-operatório; Endoftalmite.
Abstract
Objetivo: O objetivo deste estudo é comparar as medições de diâmetro corneano de dois dispositivos normalmente utilizados na prática clínica (IOL Master 500 e Atlas topógrafo corneal) para ver se são permutáveis. O fornecimento de informações sobre a permutabilidade de instrumentos poderia eliminar vários testes desnecessários e, consequentemente, reduzir a carga econômica para o paciente e para a sociedade.
Métodos: Nesta série de casos prospectivos e comparativos, a distância do diâmetro corneano foi medida por examinadores independentes utilizando o Topógrafo Atlas (Carl Zeiss Meditec) e o IOL Master 500 (Carl Zeiss Meditec), em um olho de 184 pacientes. A análise estatística foi realizada utilizando o teste t pareado, a correlação Pearson e a análise Bland-Altman para comparar os métodos de medição.
Resultados: As medições médias da distância do diâmetro corneano com o topógrafo Atlas e o IOL Master 500 foram de 12,20 ± 0,44 mm e 12,12 ± 0,41 mm, respectivamente (p<0,001). A diferença média de WTW entre os dois dispositivos foi de 0,07 mm (intervalo de confiança de 95% da diferença média: 0,04 - 0,11 mm). O coeficiente de correlação Pearson entre os dois dispositivos foi de 0,85, p<0,0001. Os limites de concordância de 95% entre os dois dispositivos foram de -0,38 mm a 0,53 mm.
Conclusões: O Atlas topographer e o IOL Master 500 podem ser utilizados permutavelmente em relação à medição do diâmetro corneano, uma vez que a gama de diferenças encontradas é pouco susceptível de afetar a prática clínica e a tomada de decisões.
Keywords: Topografia da córnea; Comprimento axial do olho; Técnicas de diagnóstico oftalmológico; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos.
Abstract
Objetivo: Investigar o impacto de diferentes tamanhos de incisões em córnea clara com meridiano íngreme para facoemulsificação com aberrações de mais alta ordem da córnea anterior.
Métodos: Foram retrospectivamente revisados os prontuários médicos de pacientes que se submeteram a cirurgias de catarata com microincisões coaxiais de 2,2 mm ou com incisões coaxiais pequenas de 2,75 mm. Foram apenas incluídos pacientes com astigmatismo preexistente da córnea anterior <2,00 dioptrias (D) e ≥0,50 D, e submetidos a incisões em córnea clara com meridiano íngreme. Os desfechos primários foram aberrações da córnea anterior da 3ª à 6ª ordem com uma pupila de 8 mm. O astigmatismo da córnea anterior e o tempo efetivo de facoemulsificação foram avaliados como desfechos secundários. Os desfechos pré-operatório e pós-operatório aos 3 meses também foram avaliados.
Resultados: O astigmatismo da córnea anterior diminuiu significativamente após ambos os procedimentos, mas não se encontrou nenhuma diferença significativa entre os dois procedimentos quanto ao astigmatismo da córnea anterior, induzido pela cirurgia (p=0,146). Embora as aberrações totais de mais alta ordem não se tenham alterado significativamente após ambos procedimentos, a comparação entre os grupos revelou uma diferença significativa nas aberrações totais de mais alta ordem, induzidas pela cirurgia (uma diminuição de 0,337 ± 1,156 μm na cirurgia de catarata por microincisão coaxial de 2,2 mm e um aumento de 0,106 ± 0,521 μm na cirurgia de catarata por incisão coaxial pequena de 2,75 mm; p=0,046). A aberração esférica diminuiu significativamente após cirurgia de catarata por microincisão coaxial de 2,2 mm (p=0,001), mas não se alterou significativamente após cirurgia de catarata por incisão coaxial pequena de 2,75 mm (p=0,564). A aberração de coma não mudou significativamente após qualquer dos procedimentos. O trifólio não se alterou significativamente após cirurgia de catarata por microincisão coaxial de 2,2 mm (p=0,361), mas aumentou significativamente após cirurgia de catarata por incisão coaxial pequena de 2,75 mm (p<0,001). Nenhuma diferença significativa se evidenciou quanto ao tempo efetivo de faco-emulsificação entre os dois procedimentos. Houve uma correlação positiva significativa entre o astigmatismo da córnea anterior, induzido pela cirurgia e a aberração de coma na cirurgia de catarata por incisão coaxial pequena de 2,75 mm (r=0,387, p=0,006). Não foi encontrada correlação significativa entre as alterações nas aberrações totais de mais alta ordem, induzidas pela cirurgia e o tempo efetivo de faco-emulsificação.
Conclusões: Nem a cirurgia de catarata por microincisão coaxial de 2,2 mm, nem aquela por incisão coaxial pequena de 2,75 mm degradaram significativamente as aberrações totais de mais alta ordem da córnea anterior. Porém, as alterações nas aberrações totais de mais alta ordem, induzidas pela cirurgia mostraram uma diferença significativa entre os dois procedimentos, com uma ligeira redução na cirurgia de catarata por microincisão coaxial de 2,2 mm e um pequeno aumento na cirurgia de catarata por incisão coaxial pequena de 2,75 mm. O tempo de facoemulsificação e a potência utilizada durante a cirurgia não tiveram impacto nas aberrações corneanas.
Keywords: Facoemuslificação; Astigmatismo; Cornea/cirurgia; Ferida cirúrgica; Resultado de tratamento
Abstract
Objetivo: Avaliar a resposta tecidual e clínica a um implante orbitário de polimetilmetacrilato, oco e multiperfurado em sua porção posterior em modelo animal após evisceração.
Métodos: Dezesseis coelhos da raça Nova Zelândia foram submetidos à evisceração do globo ocular direito. Todos receberam implante oco de polimetilmetacrilato de 12 mm de diâmetro, multiperfurado em sua semiesfera posterior. O estudo foi dividido em avaliação clínica e histopatológica. A avaliação clínica foi diária até 14 dias pós-evisceração e, a cada sete dias, até completar 180 dias. Os animais foram divididos em grupos de quatro animais e cada um foi submetido à exenteração com 07, 30, 90 e 180 dias e depois à eutanásia. A análise histopatológica teve por fim caracterizar o padrão inflamatório, a estrutura do colágeno e o grau de neovascularização. Para isso, além da tradicional coloração pela hematoxilina-eosina, utilizou-se o corante Picrosirius Red (PSR) e imuno-histoquímica com o marcador CD 34.
Resultados: Não houve sinais de infecção, afinamento conjuntival ou escleral, exposição ou extrusão do implante em nenhum animal durante o estudo. Já no sétimo dia, o tecido neoformado migrou para dentro do implante formando uma rede fibrovascular através dos canais posteriores. A resposta inflamatória diminuiu ao longo do tempo avaliado e não foram encontradas células gigantes multinucleadas.
Conclusão: O implante analisado permite a sua integração aos tecidos orbitários pelo crescimento fibrovascular em seu interior. Os autores acreditam que este modelo de implante orbital pode fazer parte de testes com humanos.
Keywords: Implantes orbitários; Polimetilmetacrilato; Evisceração ocular; Anoftalmia; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos; Coelhos.
Abstract
Objetivo: Avaliar os resultados da destreza da microcirurgia de duas avaliações sequenciais de treinamento usando a tecnologia de realidade virtual.
Métodos: Estudo transversal multicêntrico em que todos os candidatos que foram aceitos como residentes de primeiro ano em uma de seis instituições de ensino de oftalmologia. Os residentes foram submetidos a duas séries idênticas de testes de destreza padronizados e reprodutíveis usando equipamento de realidade virtual (Eyesi®): “sequência 1” e “sequência 2”. Cada sequência consistiu em 5 níveis de dificuldade que foram avaliados usando um sistema de pontuação proprietário. Os dados foram testados quanto à normalidade utilizando o teste de Shapiro-Wilk. As diferenças entre os testes nas sequências 1 e 2 foram avaliadas com o teste de Wilcoxon signed-rank.
Resultados: Os dados não seguiram uma distribuição normal. Houve melhora da sequência 1 em todos os testes (todos os valores de p<0,05). A soma de todas as pontuações (pontuação total) melhorou da sequência 1 (mediana= 152,50) para a sequência 2 (mediana= 256,00; p<0.001). Não houve correlação entre os valores da sequência delta e as pontuações médias.
Conclusão: Duas avaliações sequenciais de treinamento utilizando a tecnologia de realidade virtual mostraram melhora relevante nas quantificações da destreza da microcirurgia. Essas informações devem ser consideradas se abordagens de realidade virtual forem utilizadas para fins de teste, pois a experiência prévia pode levar a melhores resultados.
Keywords: Destreza motora; Realidade virtual; Competência clínica; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos/educação
Abstract
Purpose: To assess the outcomes of the trabecular bypass as replacement therapy for medications in pharmacologically controlled vs. pharmacologically uncontrolled open-angle glaucoma patients.
Methods: This was a retrospective study of eyes treated with first- (iStent) or second-generation (iStent inject) trabecular bypass. Group 1 consisted of eyes with pharmacologically controlled intraocular pressure <18 mmHg and Group 2 consisted of eyes with pharmacologically controlled intraocular pressure ≥18 mmHg. The main outcomes measured were qualified (with or without medications) and unqualified or complete (without medications) success rates at different target intraocular pressures, mean reduction (%) in medication use, and proportion of medication-free eyes.
Results: The mean age was 70.4 years in Group 1 (n=105) and 68.1 years in Group 2 (n=65). Qualified success rates for intraocular pressure <18 mmHg, intraocular pressure <15 mmHg, and intraocular pressure <12 mmHg were similar between the groups (Group 1: 96.2%, 88.6%, and 32.4%, respectively; Group 2: 93.8%, 78.5%, and 21.5%, respectively; all p>0.05). Complete success rates were significantly higher in Group 1 than in Group 2: for intraocular pressure <18 mmHg (76.2% vs. 47.7%), intraocular pressure <15 mmHg (73.3% vs. 40.0%), and intraocular pressure <12 mmHg (14.3% vs. 4.6%). The mean reduction in medication use was higher in Group 1 than in Group 2. At the end of follow-up, 79.0% of eyes in Group 1 and 47.7% of eyes in Group 2 became medication-free.
Conclusions: Both groups showed high qualified success rates, but eyes with baseline pharmacologically controlled intraocular pressure <18 mmHg showed higher complete success rates and greater chances of achieving no need for medications.
Keywords: Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos; Extração de catarata; Glaucoma, ângulo aberto; Glaucoma/terapia; Glaucoma/cirurgia
Abstract
Objetivo: A deposição de colágeno e a diferenciação de miofibroblastos são fatores chaves relacionados à cicatrização excessiva em cirurgias oculares. Este estudo avaliou a atividade anti-fibrótica do ácido rosmarínico nos fibroblastos da cápsula de Tenon de coelhos estimulados com o fator de crescimento transformador-β2.
Métodos: Culturas primárias de fibroblastos da cápsula de Tenon de coelhos foram tratadas com várias concentrações de ácido rosmarínico por 12h, na presença e na ausência do fator de crescimento transformador-β2. Após 48h, o índice de proliferação dos fibroblastos da cápsula de Tenon de coelhos e a diferenciação dos miofibroblastos foram investigados por coloração por imunofluorescência para proliferação de antígeno nuclear celular e α-actina de músculo liso, respectivamente. Um contador automático de células e um ensaio de atividade metabólica colorimétrica foram utilizados para avaliar o número e a viabilidade das células. A expressão e produção do colágeno foram determinadas por reação quantitativa em cadeia da polimerase em tempo real e ensaio de hidroxipro-lina, respectivamente.
Resultados: Fibroblastos da cápsula de Tenon de coelhos não estimulados tratados com qualquer concentração de ácido rosmarínico exibiram diminuiçãode colágeno (p<0,01), mas não mostraram diferenças no índice de proliferação. A exposição ao fator de crescimento transformador- β2 induziu a diferenciação de miofibroblastos e aumentou a produção de colágeno. A exposição ao ácido rosmarínico nas concentrações de 1,0 e 3,0 μM reduziu o índice de proliferação (p<0,02), bem como a expressão de colágeno e a quantificação de hidroxiprolina (p<0.05). A exposição a 3,0 μM de ácido rosmarínico reduziu a viabilidade (p=0,035) de fibroblastos da cápsula de Tenon de coelhos não estimulados e o número de células (p=0,001) em culturas de fibroblastos da cápsula de Tenon de coelhos estimuladas e não estimuladas.
Conclusões: A exposição ao ácido rosmarínico 1,0 µM foi não citotóxica e levou à expressão reduzida de colágeno e menor proliferação de fibroblastos da cápsula de Tenon estimulados pelo fator de crescimento transformador-β2. Esses achados sugerem que o ácido rosmarínico é um composto antifibrótico relativamente não lesivo aos fibroblastos da cápsula de Tenon de coelhos, com potencial aplicação como agente adjuvante em procedimentos oculares, particularmente em cirurgias de glaucoma.
Keywords: Glaucoma; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos; Fibroblastos; Cicatrização; Ácido rosmarínico
Abstract
Objetivo: Avaliar o processo de adaptação de uma lente escleral que permite vários ajustes de parâmetros durante os testes e após o período inicial do seu uso; verificar quais os ajustes foram necessários, quais foram os mais utilizados, as suas indicações, a frequência com que estes recursos foram utilizados, e avaliar os resultados das mudanças realizadas.
Métodos: A adaptação da lente de contato escleral foi analisada prospectivamente, de forma sequencial, não aleatória e não comparativa. Todos os pacientes foram submetidos a um exame oftalmológico completo e tinham indicação para o uso de lentes esclerais. Foi utilizada a lente Zenlens (Alden Optical).
Resultados: Foi analisada a adaptação de lentes de contato esclerais em 80 olhos de 45 pacientes. Quanto ao diagnóstico, 72% tinham ceratocone, 12% tinham sido submetidos a ceratotomia radial, 5% tinham ectasia pós-cirurgia refrativa, 5% tinham olho seco, e 3%, alta miopia. Em 66 dos 80 olhos estudados (82,5%), os parâmetros foram modificados quando as lentes foram encomendadas. As razões foram: toque apical ou diminuição da altura sagital, aumento da altura sagital, sobre-refração cilíndrica, baixa acuidade visual, flexão da lente, toque periférico, compressão da borda em 360° e compressão da borda horizontal e/ou vertical.
Conclusão: O uso de lentes esclerais Zenlens demonstrou ser uma forma de correção muito promissora para os pacientes que requerem o uso de lentes esclerais. Embora o estudo sugira uma curva de aprendizagem, é possível personalizar as lentes de acordo com as necessidades de cada pacientes. Este fato melhora a adaptação e aumenta a chance de sucesso do uso.
Keywords: Lentes de contato; Adaptação; Ceratocone; Ceratotomia radial; Lente escleral, adaptação de lente escleral; Procedimentos cirúrgicos refrativos; Reabilitação; Curva de aprendizado
Abstract
Objetivo: Compartilhar os resultados dos pacientes submetidos à rotação de retalho tarsal anterior, combinados com a reposição lamelar anterior devido à entrópio cicatricial da pálpebra superior e determinar a eficácia e a confiabilidade desta técnica cirúrgica.
Métodos: Foram incluídos neste estudo quinze olhos de 11 pacientes em quem realizamos cirurgia de rotação de retalho tarsal anterior combinada com reposição lamelar anterior devido ao entrópio cicatricial. Os registros médicos dos pacientes foram analisados retrospectivamente e as causas da entrópio cicatricial, bem como os achados do exame oftalmológico pré-operatório e pós-operatório foram registrados. A integridade anatômica e funcional da pálpebra foi considerada como sucesso cirúrgico.
Resultados: A idade média foi de 59,81 ± 18 anos. O período médio de seguimento foi de 21,72 ± 14 meses (intervalo 5-43 meses). As causas da entrópio cicatricial foram o desenvolvimento de cicatrizes pós-operatórias devido a eletrólises múltiplas para triquíase e/ou distiquiase em 7 olhos, tracoma em 6 olhos e trauma em 2 olhos. Todos os pacientes foram tiveram irritação e lacrimejamento pré-operatório, enquanto que 10 pacientes apresentavam opacidade e erosão da córnea e 1 paciente apresentava apenas erosão epitelial. O sucesso total anatômico e funcional foi alcançado em todos os casos.
Conclusão: A rotação do retalho tarsal anterior combinada com a reposição lamelar anterior no reparo da entrópio cicatricial é um procedimento cirúrgico alternativo efetivo e confiável.
Keywords: Tracoma/complicações; Pálpebras/cirurgia; Entrópio/cirurgia; Cicatriz; Retalhos cirúrgicos; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos/métodos
Abstract
Objetivos: Blefaroptose e estrabismo podem ser coexistentes em adultos e ambos afetam a aparência estética e o domínio psicossocial. Ambos também geralmente requerem cirurgia, realizada tradicionalmente em uma abordagem sequencial. O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia da execução simultânea da ressecção musculoconjuntival de Müller, com ou sem cirurgia de tarsectomia, e da cirurgia de estrabismo em pacientes adultos com ptose e estrabismo coexistentes.
Métodos: Foram retrospectivamente avaliados pacientes com ptose e estrabismo coexistentes submetidos simultaneamente à ressecção musculoconjuntival de Müller, com ou sem tarsectomia, e à cirurgia de estrabismo horizontal. A análise incluiu a mensuração do ângulo de desvio das dioptrias de prisma, a distância do reflexo à margem, a assimetria da altura palpebral e quaisquer complicações após a cirurgia. A ressecção musculoconjuntival de Müller, com ou sem sucesso na tarsectomia, foi considerada bem-sucedida com uma distância reflexo-margem medindo entre 3,5 e 5 mm, e uma diferença entre as duas pálpebras superiores menor que 1 mm. O sucesso da cirurgia de estrabismo foi definido como um alinhamento com ± 10 dioptrias prismáticas de ortotropia.
Resultados: Os pacientes foram 3 mulheres e 5 homens, com média de idade de 37,12 anos (faixa de 22 a 62 anos). A parte de estrabismo da cirurgia foi realizada primeiro em todos os pacientes. Os resultados da simetria palpebral superior foram avaliados como perfeitos (<0,5 mm) em 4 pacientes, bons (≥0,5 mm, <1 mm) em 4 pacientes e regulares (≥1 mm) em nenhum. A ressecção musculoconjuntival de Müller, com ou sem sucesso na tarsectomia, teve sucesso em 6 dos 8 pacientes (75%) e a intervenção para o estrabismo foi bem-sucedida em todos os pacientes. Não foi necessária cirurgia de revisão da pálpebra ou do estrabismo após a cirurgia simultânea em nenhum paciente.
Conclusões: A ressecção musculoconjuntival de Müller, com ou sem tarsectomia, pode ser combinada com a cirurgia de estrabismo em uma abordagem alternativa para pacientes com ptose e estrabismo coexistentes.
Keywords: Blefaroptose/cirurgia; Ambliopia; Estrabismo/cirurgia; Músculos oculomotores/cirurgia; Pálpebras; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos/métodos
Abstract
PURPOSE: This study was conducted to report the histopathological and clinical features of the Marcus Gunn phenomenon and other similar conditions of upper eyelid misfiring.
METHODS: This was a retrospective study of patients with congenital ptosis with Marcus Gunn phenomenon who have undergone surgical repair over a period of 12 years and another two patients with upper eyelid misfiring in association with extraocular movements to identify their histopathological findings as subtypes representing ocular congenital cranial dysinnervation disorder.
RESULTS: Among 136 patients with congenital ptosis, 11 (8%) patients with Marcus Gunn phenomenon or misfiring were identified, of whom 9 (6.6%) had typical known Marcus Gunn phenomenon and 2 (1.4%) had eyelid misfiring similar to Marcus Gunn phenomenon. In all patients, the histopathological changes of the excised levator muscle included overall loss and/or atrophy of muscle fibers and irregular-modified Gomori trichrome staining.
CONCLUSION: The Marcus Gunn phenomenon and similar misfiring conditions with synkinetic extraocular muscle movements share findings that are consistent with the neurogenic type of muscle atrophy. This result suggests a common underlying etiology with variable clinical findings, representing the ocular counterpart of congenital cranial dysinnervation disorder, which has been reported as ocular congenital cranial dysinnervation disorder.
Keywords: Eyelid diseases; Ocular motility disorders/surgery; Ophthalmologic surgical procedures
Abstract
PURPOSE: In Brazil, it has traditionally been standard practice to teach a wide range of surgical techniques to all ophthalmology residents, with the aim of equipping them to manage most ocular conditions. However, with modern developments, access to subspecialists has expanded to nearly the entire country. This raises the question of whether it is still necessary to teach numerous surgical techniques to every resident. This study evaluates the effectiveness of surgical training in Brazilian ophthalmology residency programs to determine if comprehensive surgical training for all residents is truly effective, thereby providing evidence to inform educational policy decisions.
METHODS: A cross-sectional study using a questionnaire distributed to physicians engaged in eye care.
RESULTS: A total of 137 physicians responded to the survey, with 104 (76.0%) having already completed their specialization. The findings indicate that most practicing ophthalmologists received surgical training during residency in cataract, glaucoma, oculoplastic, and strabismus surgeries. Nonetheless, many of these specialists no longer perform most of these surgeries in practice, except for cataract surgery. While 53.8% of those who completed residency reported satisfaction with their training, 35.6% indicated that they wished they had received better surgical preparation.
CONCLUSION: The training of ophthalmology specialists must be made more efficient. Training efficiency is reduced when time and resources are devoted to surgical procedures that many specialists will not perform in their careers.
Keywords: Opthalmologists; Teaching; Education, medical; Ophthalmological surgical procedures; Simulation training; Wet lab; Surveys and questionnaires
Abstract
A regeneração aberrante nas paralisias do terceiro nervo, ligando a contração do reto medial ao músculo levantador da pálpebra, é uma grande oportunidade para fazer um planejamento cirúrgico para tratar tanto a ptose quanto o desvio horizontal em um procedimento único. Relatamos uma ptose grave associada à exotropia corrigida com sucesso com uma única cirurgia de estrabismo horizontal devido à regeneração aberrante e discutimos as bases do planejamento cirúrgico.
Keywords: Doença do nervo oculomotor/cirurgia; Estrabismo; Blefaroptose; Movimento ocular/fisiologia; Procedimento cirúrgico oftalmológico; Regeneração nervosa; Humanos; Relato de caso
Abstract
We present a case of a patient complaining of monocular diplopia due to a decentered ablation after LASIK. The patient underwent a wavefront-guided retreatment, which resulted in an epithelial ingrowth complication. Additionally, the patient developed cataract, with cataract surgery requiring reliable biometric measurements. Therefore, we opted for corneal treatment and corneal surface regularization. Although we attempted to lift the flap and wash the interface initially, the procedure proved unsuccessful, thereby necessitating immediate flap amputation. Once the corneal surface was regularized in the seventh postoperative month, transepithelial photorefractive keratectomy was successfully performed to homogenize the ocular surface, thereby significantly improving the patient's corrected visual acuity and resolving monocular diplopia. The surface and corneal curvature stabilized by the fifth month after the procedure. Phacoemulsification was then performed along with the implantation of a toric monofocal lens, which was selected using an appropriate formula, resulting in an excellent uncorrected visual acuity.
Keywords: Refractive surgical procedures; Surgical flap/surgery; Keratomileusis laser In situ/methods; Biometry; Corneal topography; Lasers, Excimer/adverse effects; Dipoplia/etiologia; Visual acuity; Humans; Case reports
Abstract
The creation of a scleral flap during trabeculectomy can be complicated by a buttonhole, partial amputation at the limbus, and extensive thinning. In some cases, the procedure must be aborted to prevent more serious postoperative complications. This report describes a technique of converting complicated trabeculectomy into ab externo cyclodialysis. A 41-year-old patient with congenital glaucoma presented with a perforated scleral wall with the choroidal tissue exposed during the dissection of the partial-thickness scleral flap. By using a Barraquer cyclodialysis spatula through the scleral perforation, the choroid was separated from the sclera up to the scleral spur over 30º into the anterior chamber. The sclera and conjunctiva/Tenon were sutured with 10-0 nylon single sutures. Two months later, the intraocular pressure was reduced to 16 mmHg with no hypotensive topical medications. This case illustrates an alternative approach to managing a flap-related perioperative complication in trabeculectomy, which yielded good early results.
Keywords: Glaucoma/surgery; Trabeculectomy; Ophthalmologic surgical procedures /adverse effects; Cyclodialisys; Postoperative complications
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000