Showing of 1 until 15 from 147 result(s)
Search for: Eye enucleation; Eye evisceration; Retinoblastoma; Melanoma; Brazil
Abstract
Objetivo:Análise retrospectiva de pacientes com retinoblastoma considerando: 1 - estadiamento e apresentação tumoral à tomografia, 2 - proporção de pacientes com margens comprometidas (nervo óptico) no exame anatomopatológico dos olhos enucleados e 3-tratamento com quimioterapia. Métodos: Revisados os prontuários de 11 pacientes consecutivos com diagnóstico de retinoblastoma entre fevereiro/98 e setembro/99, tratados conjuntamente no setor de Oncologia Pediátrica e Serviço de Oftalmologia. Foram selecionados aqueles submetidos à quimioterapia com vincristina, etoposida e carboplatina (VEC) num total de 7 pacientes. Foram avaliados: apresentação tumoral (estadiamento), resposta à quimioterapia e sobrevida destes pacientes. Resultados: Os 7 pacientes estudados foram diagnosticados entre 15 e 38 meses de idade (média=25,7 meses), sendo 3 unilaterais, 3 bilaterais e 1 trilateral (pinealoblastoma). Todos pacientes foram tratados com quimioterapia (VEC) administrados em 2 a 5 ciclos e divididos em 2 grupos: Grupo 1 - Pacientes tratados com quimioterapia primária visando redução tumoral e preservação de 1 dos olhos (5 pacientes); Grupo 2 - Pacientes tratados com quimioterapia agressiva para doença extra-ocular (2 pacientes). Dos 5 pacientes tratados com quimioterapia primária (4 submetidos a enucleação devido ao grande volume tumoral), 4 obtiveram redução tumoral, 2 responderam apenas inicialmente indo à óbito em 10 meses de média e 1 apresentou-se quimiorresistente. Pacientes com tumor bilateral foram submetidos a radioterapia (EBTR) no olho menos acometido. O tempo médio de seguimento após quimioterapia primária foi 12,4 meses. Os dois pacientes submetidos à enucleação e quimioterapia adjuvante, apresentavam metástase cerebral e foram a óbito em média 4/5 meses após início do tratamento. Conclusão: Esse estudo revelou que: 1-os casos de retinoblastoma são diagnosticados tardiamente em nosso meio. 2 - A porcentagem de enucleações com margens livres neste grupo foi 50%, metade dos casos. 3 - A quimioterapia com protocolo utilizando VEC associado ou não a radioterapia ou enucleação demostrou redução tumoral satisfatória e melhora da sobrevida dos pacientes com doença avançada, embora não altere o desfecho letal da doença quando existe metástase craniana e/ou invasão de nervo óptico. Estudos randomizados serão necessários para determinar a eficácia e complicações dos novos protocolos quimioterápicos. Abreviatura: VEC- vincristina 1,5 mg/m², etoposida 100mg/m ² , carboplatina 360 mg/m 2.
Keywords: etinoblastoma; Terapêutica
Abstract
Objetivo: Determinar a freqüência e o tipo de comprometimento ocular em pacientes portadores de hanseníase no momento do diagnóstico. Metodologia: O estudo foi realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro) e avalia 77 casos classificados como multibacilares. O exame oftalmológico foi realizado de acordo com o sistema de classificação de discapacidades recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Resultados: Referiam queixas especificas 36,3%: dor e ardência ocular, lacrimejamento e dificuldade para enxergar. Em 55,8% dos pacientes foram detectadas alterações oculares no exame oftalmológico. A diminuição da sensibilidade da córnea, que predispõe a ulceração e opacificação, foi a alteração mais freqüente (29,3%). Conclusão: Os achados desta pesquisa demonstram a gravidade e a alta freqüência das lesões oculares nos casos avaliados e alertam para a importância do exame oftalmológico como rotina em portadores de hanseníase multibacilar.
Keywords: Infecções oculares bacterianas; Mycobacterium leprae
Abstract
Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico dos casos de evisceração e enucleação no pronto-socorro oftalmológico de um hospital terciário brasileiro.
Métodos: Análise retrospectiva dos casos tratados no pronto-socorro oftalmológico do Hospital São Paulo (Universidade Federal de São Paulo) entre os anos de 2013 a 2018. Os casos urgentes de evisceração e enucleação foram incluídos e os casos eletivos foram excluídos. A análise dos prontuários médicos foi baseada em: dados demográficos, causas imediatas e associadas ao procedimento, acuidade visual informada, duração dos sintomas antes do atendimento oftalmológico, complicações, distância da residência até o hospital e tempo de hospitalização.
Resultados: 61 enucleações e 121 eviscerações foram incluídas no estudo. Os pacientes tinham uma média de idade de 63,27 ± 18,68 anos; 99 eram do sexo masculino (54,50%) e 83 do sexo feminino (45,60%). As indicações de evisceração e enucleação foram: perfuração corneana com (44,50%) e sem (23,63%) sinais infecciosos, endoftalmite (15,38%), trauma ocular (14,29%), neoplasia (0,55%), queimadura (1,10%) e phthisis bulbi (0,55%). A acuidade visual informada foi de ausência de percepção luminosa (87,36%), percepção luminosa (1.10%), ausência de colaboração (3,30%) e sem dados informados (8,24%). A média de tempo até a busca pelo serviço oftalmológico foi de 18,32 dias. Houve 2 casos de oftalmia simpática após evisceração.
Conclusões: Eviscerações foram predominantemente realizadas em comparação a enucleações em todo o período de estudo. As características demográficas mais comuns foram idade >60 anos e sexo masculino. As principais indicações para procedimentos urgentes de evisceração e enucleação foram perfuração corneana com e sem infecção, endoftalmite e trauma ocular. Este estudo poderia guiar medidas preventivas para evitar procedimentos oculares destrutivos.
Keywords: Evisceração do olho; Enucleação ocular; Úlcera da córnea/epidemiologia; Endoftalmite; Traumatismos oculares; Serviços médicos de emergência; Serviços de saúde ocular.
Abstract
Objetivo: Investigar o efeito antiproliferativo de poli (lactídeo-coglicolídeo) com superfície modificada carregada com carboplatina contra células de retinoblastoma.
Métodos: Preparou-se poli (lactídeo-co-glicolídeo) carregado com carboplatina com ou sem alginato de sódio para modifição da superfície, poli com alginato de sódio (lactídeo-co-glicolídeo) e poli (lactídeo-co-glicolídeo). O potencial zeta e o comportamento de liberação de carboplatina foram investigados. A captação celular do fármaco liberado foi observada na linha celular de retinoblastoma Y79. O efeito inibitório das nanopartículas carregadas com carboplatina contra a linha celular Y79 foi avaliado através do ensaio de metiltiazol tetrazólio e Western-blot. Carboplatina nativa e nanopartículas vazias sem carga de carboplatina serviram como controles.
Resultados: O potencial zeta de poli carregado com carboplatina (lactídeo-co-glicolídeo) foi - (26,1 ± 3,1) mV versus - (43,1 ± 8,1) mV em poli com alginato de sódio carregado com carboplatina (lactídeo-co-glicolídeo). A percentagem de libertação de explosão de poli carregado com carboplatina (lactídeo-co-glicolídeo) e poli com alginato de sódio (lactídeo-co-glicolídeo) foram (40,0 ± 8,2)% e (18,9 ± 4,3)% às 24 horas, respectivamente. Uma diferença significativa foi identificada em relação à liberação de fármaco entre poli com alginato de sódio carregado com carboplatina (lactídeo-co-glicolídeo) e poli carregado com carboplatina (lactídeo-co-glicolídeo). A detecção de fluorescência revelou que a carboplatina foi assimilada intensamente no citoplasma da linha celular Y79 que foi exposta ao poli com alginato de sódio carregado com carboplatina (lactídeo-co-glicolídeo). A exposição de poli carregada com carboplatina (lactídeo-co-glicolídeo) ou poli com alginato de sódio (lactídeo-co-glicolídeo) inibiu a expressão de antígeno nuclear de proliferação celular em células Y79 no 3º dia. A extensão da exposição no 5º dia revelou que poli com alginato de sódio (lactídeo-co-glicolídeo) para modificação da superfície foi superior a poli (lactídeo-co-glicolídeo) em termos de inibição do antígeno nuclear de proliferação celular. O teste de viabilidade celular via metiltiazol tetrazólio mostrou um efeito inibitório semelhante. Além disso, as nanopartículas carregadas com carboplatina de concentração mais baixa inibiram a viabilidade celular mais fortemente em comparação com a carboplatina nativa de concentração mais alta no ensaio de metiltiazol tetrazólio.
Conclusões: Poli com alginato de sódio carregado com carboplatina (lactídeo-co-glicolídeo) inibiu a proliferação de células de retinoblastoma com efeito superior em contraste com poli (lactídeo-co-glicolídeo) e carboplatina nativa. O alginato de sódio para modificação da superfície oferece uma estratégia potencial para o sistema de liberação de carboplatina sustentada.
Keywords: Carboplatina; Alginato; Nanopartícula; Retinoblastoma
Abstract
Objetivo: Descrever as manifestações oftalmológicas observadas em pacientes com artrite psoriásica atendidos no Serviço de Reumatologia da Universidade do Estado do Pará.
Métodos: Estudo transversal. A amostra foi composta por 23 pacientes com artrite psoriásica, segundo os critérios de Caspar, atendidos no ambulatório de reumatologia da Universidade do Estado do Pará. Para avaliação da atividade de doença foi aplicado o Clinical Disease Activity index for Psoriatic Arthritis e, posteriormente, foi realizado o exame oftalmológico (acuidade visual com correção para distância, biomicroscopia, tonometria de aplanação de Goldmann, fundoscopia, teste de Schirmer I, tempo de ruptura do filme lacrimal, lissamina verde e questionário The Ocular Surface Disease Index).
Resultados: Nesta pesquisa não houve predomínio entre os sexos e a população tinha uma mediana de idade de 47,78 anos. As manifestações mais comuns foram olho seco (60,9%), catarata (56,5%), blefarite (47,8%), ceratite (43,5%), meibomite (30,4%) e pterígio (26,1%).
Conclusão: As manifestações oculares encontradas em pacientes com artrite psoriásica são variadas e afetam sobretudo a superfície ocular; no entanto, são clinicamente subestimadas; por isso recomenda-se o acompanhamento oftalmológico regular e periódico para pacientes com artrite psoriásica.
Keywords: Artrite psoriásica; Manifestação ocular; Ceratoconjuntivite seca; Síndrome do olho seco; Blefarite
Abstract
Objetivo: Avaliar a resposta tecidual e clínica a um implante orbitário de polimetilmetacrilato, oco e multiperfurado em sua porção posterior em modelo animal após evisceração.
Métodos: Dezesseis coelhos da raça Nova Zelândia foram submetidos à evisceração do globo ocular direito. Todos receberam implante oco de polimetilmetacrilato de 12 mm de diâmetro, multiperfurado em sua semiesfera posterior. O estudo foi dividido em avaliação clínica e histopatológica. A avaliação clínica foi diária até 14 dias pós-evisceração e, a cada sete dias, até completar 180 dias. Os animais foram divididos em grupos de quatro animais e cada um foi submetido à exenteração com 07, 30, 90 e 180 dias e depois à eutanásia. A análise histopatológica teve por fim caracterizar o padrão inflamatório, a estrutura do colágeno e o grau de neovascularização. Para isso, além da tradicional coloração pela hematoxilina-eosina, utilizou-se o corante Picrosirius Red (PSR) e imuno-histoquímica com o marcador CD 34.
Resultados: Não houve sinais de infecção, afinamento conjuntival ou escleral, exposição ou extrusão do implante em nenhum animal durante o estudo. Já no sétimo dia, o tecido neoformado migrou para dentro do implante formando uma rede fibrovascular através dos canais posteriores. A resposta inflamatória diminuiu ao longo do tempo avaliado e não foram encontradas células gigantes multinucleadas.
Conclusão: O implante analisado permite a sua integração aos tecidos orbitários pelo crescimento fibrovascular em seu interior. Os autores acreditam que este modelo de implante orbital pode fazer parte de testes com humanos.
Keywords: Implantes orbitários; Polimetilmetacrilato; Evisceração ocular; Anoftalmia; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos; Coelhos.
Abstract
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi de apresentar a nossa experiência no uso da termografia como método complementar para o diagnóstico inicial e a diferenciação de tumores intraoculares, bem como para a avaliação da eficácia do tratamento de melanomas intraoculares.
MÉTODOS: O grupo estudado compunha-se de 37 pacientes com tumores intraoculares, sendo 9 com melanoma uveal, 8 com melanoma uveal após braquiterapia com I125, 12 com metástases focais na úvea e 8 com hemangioblastoma capilar retiniano. As imagens do ponto central da córnea, da área do olho e da área da cavidade orbital foram obtidas com uma câmera FLIR T640.
RESULTADOS: Os olhos dos pacientes com melanoma uveal tinham temperaturas mais elevadas do que as dos olhos normais dos mesmos, em toda a faixa dos parâmetros medidos nas regiões de interesse. No grupo de pacientes com melanoma após braquiterapia mal sucedida, encontrámos temperaturas maiores no ponto central da córnea. Nos pacientes com regressão do tumor, todos os parâmetros medidos foram menores no olho acometido. Encontrámos temperaturas mais baixas em toda a faixa dos parâmetros testados e das áreas medidas nos olhos com metástases na coroide. Os olhos com hemangioblastoma intraocular diagnosticado caracterizaram-se por parâmetros mais elevados nas regiões de interesse, em comparação com olhos sem essa patologia.
CONCLUSÕES: O exame termográfico do olho pode usar-se como ferramenta de diagnóstico adicional de triagem na diferenciação de tumores intraoculares. A termografia pode ser uma ferramenta útil no acompanhamento do desfecho do tratamento em pacientes com melanoma intraocular.
Keywords: Termografia; Neoplasias uveais; Melanoma; Metástases neoplásicas; Neoplasias oculares/secundário; Hemangioblastoma
Abstract
Objetivo: Determinar a incidência de emergências oculares em um centro oftalmológico de referência no Brasil.
Métodos: O banco de dados de prontuários da Fundação Altino Ventura, Recife, Brasil, foi analisado retrospectivamente e incluiu pacientes atendidos, entre janeiro de 2017 e janeiro de 2018, na sala de emergência oftalmológica. Foram excluídos os prontuários com dados incompletos e com quadros ambulatoriais. Apenas o primeiro atendimento na emergência foi considerado para análise.
Resultados: Em um ano, 134.788 pacientes (idade média de 38,7 ± 22 anos [0-99 anos]) foram admitidos na emergência da Fundação Altino Ventura. Os diagnósticos mais frequentes foram conjuntivite (52.732 casos [37,3%]), blefarite (7.213 casos [5,1%]) e corpo estranho na córnea/conjuntiva (6.925 casos [4,9%]). Corpo estranho na córnea/conjuntiva e trauma ocular foram cerca de 8 vezes e 2 vezes mais incidente em indivíduos do sexo masculino, respectivamente (p<0,001 em ambos). Triquíase e blefarite afetaram ~2 vezes mais pacientes do sexo feminino, respectivamente (p<0,001 em ambos). Corpo estranho na córnea/conjuntiva e trauma ocular afetaram mais pacientes em idade produtiva (>15 anos), enquanto úlcera, blefarite e triquíase da córnea afetaram mais pacientes idosos. Todos os grupamentos de diagnóstico (doenças infecciosas, trauma ocular, corpos estranhos, retinopatias, doenças das pálpebras, doenças da córnea, crise glaucomatosa e doenças neurooftalmológicas) foram mais incidentes na primavera (valor de p<0,001).
Conclusão: As emergências oftalmológicas mais comuns no presente estudo foram as doenças infecciosas e o corpo estranho. Porém, a incidência das emergências oculares são fluências pela faixa etária e gênero do paciente, além da época do ano.
Keywords: Emergência; Oftalmopatia; Transtorno da visão; Conjuntivite; Corpo estranho; Traumatismo oculare; Estações do ano; Brasil
Abstract
PURPOSE: To describe the epidemiological and clinical profile of hospitalized patients with retinoblastoma in Brazil.
METHODS: Using data from the Hospital Cancer Registry of the , patients with the morphological codes of retinoblastoma who were diagnosed between 2000 to 2018, aged 0–19 years, and followed up in registered hospitals (analytical cases) were selected. The relative and absolute frequencies of demographic, clinical, diagnostic, therapeutic, and outcome variables were described. Hospital performance indicators were calculated and compared between hospitals qualified and not qualified to treat pediatric oncology cases and between hospitals with different case volumes (<20, 20–75, >75 cases).
RESULTS: Of the 2,269 identified analytical cases from 86 institutions, 48% were from the Southeast, 54% were male, and 66% were aged <4 years. The proportion of missing data (NA) was too high for several variables. Approximately 84% of the patients were from the public health system, 40% had a positive family history, and 88% had unilateral involvement. The first treatment included surgery in 58.3% of the patients (NA=2), Approximately 36.6% of these patients achieved complete remission, 10.8% achieved partial remission, and 12.7% died (NA=59%). Hospital performance indicators were within the target in >90% of the patients. The median time between the first appointment and diagnosis (6 days, interquartile range [IQR] 1–14) was significantly lower and the median time to death was longer (343 days, IQR, 212-539) in high-volume hospitals (>75 cases) than in medium- and low-volume hospitals.
CONCLUSIONS: Despite the high proportion of missing data, we found that the delay in diagnosis is due to prehospital factors. Additionally, there is a need for educational programs for healthcare professionals and families that emphasize early identification and referral to specialized centers. Future studies should focus on the impact of Hospital Cancer Registry data completeness on outcomes, causes of delay in diagnosis, regional inequalities, and barriers to accessing specialized services.
Keywords: Retinoblastoma/diagnosis; Retinoblastoma/epidemiology; Patient care; Humans; Children; Adolescents; Brazil.
Abstract
Objetivos: Dimensionar o impacto da pandemia da COVID-19 nas doações e transplantes de córnea no Brasil e obter indicadores confiáveis para o embasamento de proposições de medidas efetivas para a manutenção e o aperfeiçoamento do sistema de obtenção, processamento, distribuição, utilização e controle dos tecidos oculares doados.
Métodos: Um questionário foi enviado, pelo escritório Brasil da Associação Pan-Americana de Bancos de Olhos (APABO), aos Bancos de Olhos brasileiros. Dados de janeiro a agosto de 2020 foram coletados para gerar indicadores confiáveis sobre o impacto da pandemia da COVID-19 nas doações e transplantes de córnea no Brasil.
Resultados: Dados de 37 Bancos de Olhos mostraram que 76,1% das 3.060 doações e 74,5% dos 3.167 transplantes aconteceram no período pré-pandemia. Das 6.052 córneas processadas 71,8% foram disponibilizadas para fins terapêuticos: 72,9% foram transplantadas, 26,1% acabaram sendo inviabilizadas (45% destas, classificadas para indicações ópticas) e 1%, em glicerina, permanecia em estoque. Das 1.706 córneas que não puderam ser disponibilizadas para uso terapêutico, 47,9% foram excluídas por fatores relacionados às condições dos tecidos, 43,6% por fatores sorológicos, 6,7% por contraindicações constatadas em histórico clínico após a captação e 1,8% por outros fatores.
Conclusões: O impacto negativo da pandemia nas doações e transplantes de córnea no Brasil se deveu à recomendação do Ministério da Saúde de suspender, por quase seis meses, as captações de doadores em parada cardiorrespiratória. Os indicadores tornam evidente a necessidade de atualização dos critérios de classificação e disponibilização das córneas pelos Bancos de Olhos e do sistema nacional de distribuição destes tecidos.
Keywords: Bancos de Olhos; Córnea; Doação de tecidos; Transplante de Córnea; COVID-19; Política pública; Brasil.
Abstract
Objetivos: O objetivo do estudo é avaliar o perfil das visitas ao Pronto-Socorro de Oftalmologia (PS) do Hospital São Paulo, serviço público de atendimento terciário aberto 24 horas em São Paulo - Brasil, pertencente à Universidade Federal de São Paulo, nos últimos 11 anos.
Métodos: Foi realizado um estudo transversal retrospectivo, com base em todos os pacientes (n=634.726) admitidos no pronto-socorro de oftalmologia do Hospital São Paulo entre janeiro de 2009 e dezembro de 2019.
Resultados: De 2009 a 2019, houve um aumento no influxo de 39,2% com importante variação nos atendimentos ao longo dos anos, a mediana de idade foi de 38 ± 20,4 anos, o sexo masculino representou 53,3% e os pacientes únicos representaram 53,1%. Verificou-se que 79,5% das visitas ocorreram das 7h às 17h e 80,8% nos dias da semana. Os diagnósticos mais frequentes foram conjuntivite aguda seguida de blefarite, ceratite, hordéolo / calázio e corpo estranho corneano.
Conclusão: Ao longo do período de análise do estudo, houve importante aumento nas apresentações, com predominância de atendimentos não urgentes e baixa proporção de pacientes com uma única visita. Nossos resultados evidenciam o perfil das consultas oftalmológicas, podendo gerar mudanças no sistema público de saúde visando a melhoria da qualidade do atendimento e acesso às emergências oftalmológicas na cidade de São Paulo.
Keywords: Serviço hospitalar de emergência; Epidemiologia; Traumatismos oculares; Oftalmopatias.
Abstract
PURPOSE: This study aimed to evaluate the practices employed by oculoplastic surgeons in the assessment and management of anophthalmic sockets and external ocular prostheses.
METHODS: Oculoplastic surgeons from two countries, who specialized in the management of anophthalmic sockets, participated in a web-based survey. Data collected included demographics, types of surgery, implant use, external ocular prostheses management (including fabrication and cleaning), complications encountered, and follow-up times. The frequencies and distributions of the responses were statistically analyzed.
RESULTS: A total of 177 oculoplastic surgeons participated, 113 (63.8%) from Brazil, the remainder from Spain. Evisceration was the preferred surgical procedure of 149 (84.2%) surgeons. The most commonly reported indication for enucleation was a painful blind eye (n=103, 58.1%; both Brazil and Spain, p<0.001). Brazilian surgeons preferred polymethyl methacrylate implants (n=65, 57.5%), while Spanish surgeons favored porous polyethylene implants (n=53, 82.8%; p<0.001). Discharge was the most frequently observed clinical feature during socket evaluation (n=164, 92.6%; p<0.001). Brazilian surgeons recommended daily (n=53, 46.9%) or weekly (n=41, 36.2%) cleaning of external ocular prostheses, while Spanish surgeons more commonly recommended monthly cleaning (n=31, 48.4%; p<0.001). The majority of Brazilian surgeons (n=83, 73.4%) advised patients to remove their external ocular prostheses at night. Only a small number of Spanish surgeons (n=3, 4.6%) suggested this practice (p<0.001). Overall, the follow-up recommendations varied, with 70 (39.5%) surgeons recommending follow-up based on individual case needs, and 59 (33.3%) suggesting annual visits (p<0.001). The primary indications for external ocular prostheses replacement were edge damage (n=75, 42.3%) and loss of volume (n=68, 38.4%). The replacement intervals given typically ranged from 1 to 5 years (n=92, 51.9%; p<0.001).
CONCLUSION: Oculoplastic surgeons in Brazil and Spain demonstrated similar practices in the management of anophthalmic sockets. However, notable differences were observed in the choice of implant materials, cleaning protocols, and recommendations regarding external ocular prostheses removal during sleep.
Keywords: Anophthalmos; Eye, artificial; Polymethyl methacrylate; Polyethylene; Surgeons; Surveys and questionnaires; Brazil; Spain.
Abstract
PURPOSE: To evaluate the changes in the rates and indications of eye removal procedures during the recent COVID-19 pandemic.
METHODS: The medical records of all patients who underwent eye removal from 2007 to 2022 were retrospectively reviewed. The patient demographic data and indications for surgery were collected. Data from two groups of patients (prepandemic surgery and postpandemic surgery) were compared. Statistical significance was set at p<0.05.
RESULTS: Fifty-nine patients underwent enucleation (69%), evisceration (27%), or exenteration (3%). The mean (SD) age of the patients was 55.9 (19.4) years, and most (69%) of the patients were males. Most (47%) of the study population were Black. The common indications for eye removal were trauma (41%), painful blind eye (34%), and infection/inflammation (24%). The types of trauma were assault (55%), accidental (39%), and self-inflicted (6%). The mean (SD) monthly rates of eye removal increased from 0.25 (0.50) in the prepandemic period to 0.77 (0.91) during the pandemic (p<0.001). These increases were noted in both males (p=0.003) and females (p=0.001) and were the highest among Black patients [0.42 (0.76); p<0.001]. Among the indications of eye removal, painful blind eyes [0.35 (0.75); p<0.001] and ocular trauma [0.31 (0.47); p=0.051] exhibited the greatest increases following the pandemic.
CONCLUSION: The rate of eye removal procedures increased during the recent pandemic. Although delayed care of chronic eye conditions may have contributed to the increased rates of painful blind eyes, the increased trauma-related eye removals may be attributed to the simultaneous spike in violent assaults in New York City.
Keywords: Eye injuries; Eye enucleation; COVID-19; Pandemics; Ethinicity; Inflammation, Trauma centers
Abstract
Objetivo: Descrever os achados clínicos, tratamentos, e desfechos em uma série de pacientes com metástases vítreas de melanoma cutâneo.
Métodos: Série retrospectiva de casos de único centro com intervenção. Pacientes incluídos tiveram seu diagnóstico de MVMC confirmado por biópsia entre 1997 e 2020. Vitrectomia via pars plana com 23 ou 25 gauge foram realizadas para obter espécimens. Esclerotomias foram tratadas com crioterapia em duplo ou triplo congelamento. Injeção intravítrea perioperatória de melfalano (32 ug/0,075 mL) foi administrada quando necessário. Foram relatados acuidade visual, pressão intraocular, resposta terapêutica sistêmica e ocular.
Resultados: Cinco olhos de 5 pacientes com metástases vítreas de melanoma cutâneo unilateral foram identificados. Idade média de diagnóstico foi 84 anos (variando de 37-88). Seguimento médio após diagnóstico oftalmológico foi 28 (8,5-36) meses; 1 paciente não teve acompanhamento. Acuidade visual inicial variou de 20/30 a movimentos de mão. Achados clínicos iniciais incluíram infiltração de células pigmentadas e não-pigmentadas no vítreo (5/5), segmento anterior (4/5), e retina (3/5). Quatro pacientes tiveram glaucoma secundário. Tratamento sistêmico incluiu imunoterapia com inibidores da via de sinalização (3 - todos com resposta parcial/completa), quimioterapia sistêmica (2), ressecção cirúrgica (3), e irradiação (2). Intervalo médio entre diagnóstico primário e metástases vítreas foi 2 (2-15) anos. Um paciente teve doença sistêmica ativa simultânea as metástases vítreas. Acuidade visual final variou entre 20/40 e SPL. Tratamento oftalmológico incluiu vitrectomia nos 5 pacientes, melfalano intravítreo em 3 e metotrexato intravítreo em 1. Um paciente precisou de enucleação. A histopatologia revelou invasão celular extensa de melanoma.
Conclusões: Metástases vítreas de melanoma cutâneo pode se manifestar como uma infiltração difusa de células pigmentadas e não-pigmentadas no vítreo e erroneamente diagnosticada como uveites. Vitrectomia diagnóstica e quimioterapia intravítrea periódica podem estar indicadas.
Keywords: Melanoma; Neoplasias oculares; Neoplasias cutâneas; Corpo vítreo; Metástase neoplásica; Inibidores de checkpoint imunológico; Imunoterapia; Injeções intravítreas; Melfalan; Metotrexato
Abstract
A oftalmia simpática consiste em uma panuveíte granulomatosa bilateral rara e potencialmente devastadora, ocorrendo geralmente após trauma ocular cirúrgico ou não cirúrgico. O diagnóstico é baseado em aspectos clínicos e apoiado por exames de imagem, como ultrassonografia ocular e tomografia de coerência óptica. O tratamento consiste em terapia imunossupressora com esteróides e, eventualmente, drogas poupadoras de esteróides, como ciclosporina, azatioprina, ciclofosfamida e micofonato de mofetila. O manejo rápido e eficaz com agentes imunossupressores sistêmicos permite o controle da doença e a obtenção de boa acuidade visual no olho simpatizante. A enucleação, por outro lado, poderia ser considerada apenas em situações em que o olho lesado não tem percepção luminosa ou há trauma grave. Além de uma revisão bibliográfica sobre o tema, foi relatada uma série de 6 casos com diferentes modalidades de tratamento imunossupressor e cirúrgico.
Keywords: Oftalmia simpática; Autoimunidade, Terapia de imunossupressão; Imunossupressores/uso terapêutico; Enucleação ocular; Evisceração do olho; Humanos; Relato de casos
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000