Showing of 1 until 14 from 54 result(s)
Search for: Pterygium; Recurrence; Autologous transplantation; Conjunctiva; Mitomycin; Mitomycin; Followup
Abstract
Objetivo: Avaliar o sucesso na redução da pressão intra-ocular, com a utilização de trabeculectomia simples e quando associada a 5-fluorouracil ou mitomicina-C e avaliar se o tempo de exposição à mitomicina-C modifica este índice de sucesso. Métodos: Analisaram-se retrospectivamente 171 olhos consecutivos, entre janeiro de 1989 e março de 1998, sendo 16 olhos submetidos à trabeculectomia simples, 38 olhos à trabeculectomia e aplicação pós-operatória de 5-fluorouracil e 117 olhos à trabeculectomia e aplicação intra-operatória de mitomicina-C. Resultados: Os resultados mostraram uma redução significativa da PIO (pressão intra-ocular), com o uso de antifibroblásticos (p < 0,05). O tempo de exposição à mitomicina-C não apresentou diferença estatisticamente significativa (p > 0,05). Conclusões: Os autores concluem que a trabeculectomia associada a drogas antifibroblásticas reduz a PIO de maneira significativa e promove estabilidade a curto prazo.
Keywords: Trabeculectomia; 5-Fluorouracil; Mitomicina C
Abstract
Objetivo: Estimar a epidemiologia do pterígio; sua correlação com sintomas de olho seco e com potenciais preditores sistêmicos e oculares.
Métodos: Estudo transversal, de base populacional, no qual foram realizadas visitas domiciliares aleatórias a 600 participantes, com 40 anos ou mais de idade, em Ribeirão Preto-SP (n=420) e Cassia dos Coqueiros-SP (n=180), Brasil. Uma entrevista estruturada com um questionário detalhado foi usada para coletar informações sobre demografia e possíveis fatores de risco. Em um segundo momento, participantes aleatórios com pterígio (n=63) ou não (n=110) foram avaliados quanto a alterações na superfície ocular.
Resultados: A frequência de pterígio em Ribeirão Preto foi de 21%; 15.7% entre as mulheres e 32.1% entre os homens (p=0,0002). Em Cássia dos Coqueiros, essa taxa foi de 19.4%; onde 17.3% eram mulheres e 25.5% eram homens (p=0,28). A média de idade naqueles afetados pelo pterígio foi superior à dos participantes sem pterígio, 65,6 ± 10,5 e 61,2 ± 12,0 anos, respectivamente (p=0,02). Houve uma correlação positiva entre o pterígio e história prévia de radioterapia e quimioterapia (p<0,0001 para ambos). Houve maior coloração de fluoresceína na córnea e maior coloração de lissamina verde na conjuntiva em olhos com pterígio (p=0,0003 e 0,0001, respectivamente).
Conclusão: Encontramos uma alta frequência de pterígio em duas populações adultas brasileiras, principalmente em homens e idosos. Danos na superfície ocular e história prévia de radioterapia e/ou quimioterapia foram associados ao pterígio.
Keywords: Pterígio/epidemiologia; Síndrome do olho seco; Prevalência; Fatores de risco
Abstract
OBJETIVO: Determinar o papel do receptor da vitamina D na patogênese do pterígio. Os níveis de expressão do receptor da vitamina D no tecido do pterígio, os níveis sanguíneos de vitamina D e a frequência de alguns polimorfismos do gene do receptor da vitamina D (BsmI, FokI e TaqI) foram comparados entre pacientes com pterígio e participantes saudáveis.
MÉTODOS: Foram incluídos pacientes com pterígio (n=50) e voluntários saudáveis (n=50). Os níveis séricos de vitamina D foram medidos em ambos os grupos. Foi feita uma coloração imuno-histoquímica para o receptor da vitamina D em cortes obtidos do pterígio e dos tecidos conjuntivais saudáveis adjacentes dos mesmos indivíduos. A existência de polimorfismos do receptor da vitamina D (BsmI, FokI e TaqI) no genoma foi analisada em DNA obtido do sangue venoso dos participantes, usando métodos de Polymerase chain reaction (PCR) e RFLP.
RESULTADOS: Não foi observada nenhuma diferença entre os níveis séricos de vitamina D dos pacientes com pterígio e os dos controles saudáveis. Entretanto, a expressão tissular do receptor da vitamina D foi maior nas células endoteliais dos microvasos do pterígio (p=0,002), nas células estromais sub-epiteliais (p=0,04) e nas células inflamatórias intravasculares (p=0,0001), quando comparada à expressão no tecido conjuntival saudável adjacente. Além disso, embora o haplótipo BBtt tenha sido duas vezes mais frequente, o haplótipo bbTt foi 2,5 vezes menos frequente e o haplótipo BbTT foi 2,25 vezes menos frequente no grupo de controle do que no grupo com pterígio (p<0,001).
CONCLUSÕES: Os níveis séricos de vitamina D não apresentaram diferenças entre o grupo de pessoas saudáveis e o com pterígio. A expressão do receptor da vitamina D mostrou-se maior no grupo com pterígio do que no tecido saudável adjacente. Entretanto, a análise dos polimorfismos do receptor da vitamina D nos pacientes com pterígio não revelou qualquer diferença significativa nos polimorfismos BsmI, FokI ou TaqI em comparação com os voluntários saudáveis.
Keywords: Pterígio; Vitamina D; Polimorfismo genético; Imuno- histoquímica
Abstract
OBJETIVO: Otimizar a dose efetiva de mitomicina C, 5fluorouracil e da combinação de ambos em culturas de células de carcinoma basocelular (CBC).
MÉTODOS: Culturas de células de células de carcinoma basocelular e de fibroblastos foram tratadas com diferentes concentrações de mitomicina C, 5fluorouracil e combinação de ambos. Além disto, foram investigados a viabilidade celular, o ciclo celular, a apoptose e a expressão dos genes TP53, CDKN1A e CDK6. O medicamento mais eficaz, em sua dosagem otimizada, foi administrado em últiplas injeções intralesionais em uma mulher de 65 anos com carcinoma basocelular nódulo-ulcerativo periorbital avançado.
RESULTADOS: A concentração de 0,00312 mg/mL de mitomicina C e a de 0,312 mg/mL de 5fluorouracil foram consideradas as ideias. A viabilidade média das células de carcinoma basocelular tratadas com mitomicina C isoladamente e em combinação foi significativamente menor que nas células de controle (respectivamente, p=0,002 e p=0,04). Todos os grupos de carcinoma basocelular tratados demonstraram interrupção do ciclo celular na fase S. As células de carcinoma basocelular tratadas com mitomicina C mostraram maiores taxas de apoptose (p=0,002) e significativa regulação positiva do gene TP53 (p=0,0001). Além disso, o gene CDKN1A foi positivamente regulado e o gene CDK6 foi negativamente regulado em células de carcinoma basocelular tratadas com 5fluorouracil (respectivamente, p=0,0001 e p=0,01) ou com a combinação de medicamentos (respectivamente, p=0,007 e p=0,001). Injeções posteriores de mitomicina C na paciente em questão levaram à melhora significativa da lesão do carcinoma basocelular.
CONCLUSÃO: Nossos resultados in vitro otimizaram as doses efetivas de mitomicina C e 5fluorouracil na cultura de células de carcinoma basocelular e mostraram que a mitomicina C tem mais eficácia na apoptose de células de carcinoma basocelular do que o 5fluorouracil e a combinação de ambos. Injeções intralesionais de doses otimizadas de mitomicina C podem ser propostas para o tratamento não cirúrgico do células de carcinoma basocelular avançado de pálpebra.
Keywords: Carcinoma basocelular; mitomicina C; 5fluorouracil; TP53; CDKN1A; CDK6
Abstract
Objetivo: Determinar a frequência de neoplasia escamosa da superfície ocular associada ao pterígio com apresentação clínica, em um centro de referência em Oftalmologia da região central do México.
Métodos: Revisamos os laudos histopatológicos e as lâminas de biópsia de todos os pacientes que foram submetidos à cirurgia de pterígio de 2014 a 2016 no Instituto Mexicano de Oftalmologia, na cidade de Querétaro.
Resultados: Estudamos 177 amostras de biópsia; 66% eram de pacientes do sexo feminino, sendo a mediana da idade de 52 anos. Encontramos neoplasia escamosa da superfície ocular em 11,29% (n=20). Uma amostra de biópsia mostrou um carcinoma queratinizante infiltrativo pouco diferenciado.
Conclusões: A prevalência da neoplasia escamosa da superfície ocular nessa região parece ser maior do que a indicada por outras pesquisas. Mais estudos de âmbito nacional são necessários para determinar a verdadeira prevalência da neoplasia escamosa da superfície ocular no México e examinar os fatores de risco relacionados.
Keywords: Pterígio; Neoplasias da túnica conjuntiva; Neoplasias oculares; Histopatologia; Carcinoma de células escamosas
Abstract
Objetivo: Avaliar as alterações da superfície ocular em pacientes com Rosácea, e comparar com grupo controle.
Métodos: Noventa e três indivíduos foram selecionados para este estudo transversal, observacional e não intervencionista, dividido em dois grupos: rosácea (n=40) e controles (n=53). Foram avaliados parâmetros objetivos da superfície ocular (hiperemia conjuntival, estabilidade e volume do filme lacrimal, disfunção da glândula meibomiana, doença do olho seco, coloração da superfície ocular) e comparado indivíduos saudáveis com pacientes com rosácea.
Resultados: 69,23% dos indivíduos com rosácea eram mulheres, com média de idade de 47,34 ± 12,62 anos. Em comparação com controles pareados, não foram evidenciadas diferenças estatisticamente significativas em relação à acuidade visual (p=0,987) e parâmetros do filme lacrimal (altura do menisco lacrimal (p=0,338), tempo de ruptura do filme lacrimal não invasivo (p=0,228), tempo invasivo de ruptura (p=0,471) e teste de Schirmer (p=0,244), bem como hiperemia conjuntival (p=0,106) e coloração com fluoresceína (p=0,489). Associação significativa foi encontrada na avaliação da meibografia (p=0,026), integridade da camada mucosa (p=0,015) e sintomas de superfície ocular (p<0,0001). Pacientes com rosácea também apresentaram alterações importantes na borda palpebral: expressibilidade glandular (p<0,001), padrão de secreção glandular (p<0,001) e telangiectasia (p<0,001).
Conclusão: A disfunção da glândula de Meibômio está frequentemente associada a condições dermatológicas e é caracterizada por achados morfológicos na meibografia, bem como comprometimento da secreção lipídica que leva ao olho seco evaporativo e alterações da superfície ocular e inflamação.
Keywords: Rosácea/complicações; Disfunção da glândula tarsal; Túnica conjuntiva; Síndromes do olho seco; Técnicas de diagnóstico oftalmológico.
Abstract
PURPOSE: This pilot study evaluated the diagnostic accuracy of a deep learning model for detecting pterygium in anterior segment photographs taken using smartphones in the Brazilian Amazon. The model’s performance was benchmarked against assessments made by experienced ophthalmologists, considered the clinical gold standard.
METHODS: In this cross-sectional study, 38 participants (76 eyes) from Barcelos, Brazil, were enrolled. Trained nonmedical health workers captured high-resolution anterior segment images using smartphones. These images were analyzed using a deep learning model based on the MobileNet-V2 convolutional neural network. Diagnostic metrics–including sensitivity, specificity, accuracy, positive predictive value, negative predictive value, and area under the receiver operating characteristic curve–were calculated and compared with the ophthalmologists’ evaluations.
RESULTS: The deep learning model achieved a sensitivity of 91.43%, specificity of 90.24%, positive predictive value of 88.46%, negative predictive value of 92.79%, and an area under the curve of 0.91. Logistic regression revealed no statistically significant association between pterygium and demographic variables such as age or gender.
CONCLUSIONS: The deep learning model demonstrated high diagnostic performance in identifying pterygium in a remote Amazonian population. These preliminary findings support the potential use of artificial intelligence–based tools to facilitate early detection and screening in underserved regions, thereby enhancing access to ophthalmic care.
Keywords: Pterygium/diagnostic imaging; Smartphone; Diagnostic techniques, ophthalmological; Deep learning; Telemedicine; Artificial intelligence; Cross-sectional studies; Brazil/epidemiology
Abstract
PURPOSE: To evaluate the impact of the COVID-19 pandemic and characterize the serological profile of discarded corneal donations in the coverage area of the Banco de Olhos de Londrina, through reverse transcription-polymerase chain reaction testing for COVID-19 and serological screening of cornea donors excluded because of positive test results.
METHODS: This observational retrospective study included 776 cornea donors who’s serological and reverse transcription-polymerase chain reaction test results were processed at the Hospital of Universidade Estadual de Londrina between May 2020 and 2022. The number of corneal donations and tissue utilization rates throughout the years of operation of the Banco de Olhos de Londrina were also analyzed.
RESULTS: The mean donor age was 53.14 years; 332 donors (43%) were female, and 444 (57%) were male. Positive results were identified in 15.76% of donors for hepatitis B core antibody antibodies, 0.65% for hepatitis B surface antigen, 1.03% for hepatitis C antibodies, and 0.52% for human immunodeficiency virus and human T-lymphotropic vírus. Positive reverse transcription-polymerase chain reaction results for SARS-CoV-2 were observed in 2.7% of cases. Older adults were 2.6 times more likely to test positive for SARS-CoV-2 (95% CI, 1.06-6.34) and 3.0 times more likely to test positive for hepatitis B core antibody (95% CI, 1.95-4.41) than younger individuals. A 75.2% reduction in corneal donations was observed in 2020 compared with 2019, accompanied by a 5% increase in tissue utilization, possibly associated with the effectiveness of donor screening during the pandemic.
CONCLUSION: The COVID-19 pandemic had a profound impact on the number of corneal transplants worldwide, in Brazil, and at the Banco de Olhos de Londrina because of the substantial decline in donations during this period. Hepatitis B was the leading cause of corneal tissue discard due to positive serology in both this study and previous reports, highlighting the importance of prevention programs and improved vaccination coverage. Strict legislation, comprehensive serological screening, and appropriate processing of donated tissue remain essential to eliminate potential sources of infection and ensure transplantation safety.
Keywords: Cornea; Corneal transplantation; COVID-19; Eye banks; Serology
Abstract
PURPOSE: To compare the efficacy and safety of trabeculectomy with mitomycin C, performed with versus without adjunctive Ologen collagen matrix in a multicenter real-world setting.
METHODS: This multicenter retrospective comparative study included 277 patients (365 eyes) who underwent trabeculectomy with mitomycin C, with or without Ologen, between 2017 and 2022 across five Brazilian centers. Extracted data comprised demographic characteristics, glaucoma subtype, intraocular pressure, number of glaucoma medications, postoperative interventions, complications, and additional surgical procedures. Surgical success was defined using two criteria: (1) intraocular pressure ≤21mmHg with ≥20% reduction from baseline and (2) final intraocular pressure between 6 and 21mmHg. Outcomes were categorized as complete (without medications) or qualified (with medications).
RESULTS: Both groups achieved substantial reductions in intraocular pressure and medication burden at 12 months, with high rates of complete and qualified success under both definitions. The Ologen group required fewer suture lysis procedures (49.0% vs. 60.8%; p=0.025), suggesting a modulatory effect on early postoperative fibrosis. Rates of other postoperative interventions, complications, and additional glaucoma surgeries were comparable between groups. Kaplan–Meier analysis demonstrated no significant difference in cumulative success over time.
CONCLUSION: Trabeculectomy with mitomycin C is effective and safe regardless of adjunctive Ologen use. Although Ologen did not confer superior long-term efficacy, its association with reduced suture lysis suggests a potential role in modulating early wound healing.
Keywords: Trabeculectomy, Intraocular pressure, Mitomycin C; Wound healing; Sutures
Abstract
PURPOSE: To describe cellular alterations detected by impression cytology of the ocular surface in patients with xeroderma pigmentosum. The secondary objective was to assess the reliability of impression cytology in diagnosing ocular surface squamous neoplasia.
METHODS: Patients with xeroderma pigmentosum underwent a single-day complete ophthalmological examination and impression cytology for ocular surface evaluation using 13 mm diameter mixed cellulose esters membrane filters and combined staining with Periodic Acid Schiff, Hematoxylin and Eosin, and Papanicolaou stains followed by microscopic analysis. The cytological findings were correlated with the clinical diagnosis. The impression cytology findings at baseline and one-year follow-up were correlated with the clinical course (no tumor, treated tumor, residual tumor recurrent tumor, new tumor).
RESULTS: Of the 42 patients examined, impression cytology was performed in 62 eyes of 34 participants (65% females). The mean age of patients was 29.6 ± 17 years (range 7-62). Fifteen eyes had a clinical diagnosis of ocular surface squamous neoplasia. Impression cytology showed goblet cells (47, 75%), inflammatory cells (12, 19%), keratinization (5, 8%), and squamous metaplasia (30, 48%). Impression cytology was positive for atypical cells in 18 patients (12 with and 6 without ocular surface squamous neoplasia). The sensitivity, specificity, positive predictive value, and negative predictive value of impression cytology (at baseline) for diagnosis of ocular surface squamous neoplasia were 80%, 87%, 67%, and 93%, respectively, using clinical diagnosis of ocular surface squamous neoplasia as the reference standard.
CONCLUSION: Impression cytology has a moderate positive predictive value for the diagnosis of ocular surface squamous neoplasia in patients with xeroderma pigmentosum. However, the lack of detection of atypical cells on impression cytology has a high negative predictive value for ocular surface squamous neoplasia. Integration of impression cytology in the long-term management of high-risk patients, such as patients with xeroderma pigmentosum, can avoid unnecessary diagnostic biopsies.
Keywords: Xeroderma pigmentosum; Eye neoplasms; Conjunctiva/cytology; Cornea/cytology; Cytological techniques
Abstract
PURPOSE: Evaluation of lid contour and marginal peak point changes to compare outcomes of external levator advancement and Müller’s muscle conjunctival resection surgery in unilateral ptosis.
METHODS: We reviewed the charts of unilateral ptosis patients who underwent external levator advancement or Müller’s muscle conjunctival resection. Eyelid contour analysis was conducted on preoperative and 6-month postoperative digital images. This was performed with the multiple margin reflex distances technique, measuring the vertical distance from a line intersecting the center of the pupil to the eyelid margin at 10 positions at 2 mm intervals. The marginal peak point changes were analyzed digitally using the coordinates of the peak point according to the pupil center. Each position’s mean distance was compared preoperatively, postoperatively, and with the fellow eyelid.
RESULTS: Sixteen patients underwent external levator advancement and 16 patients had Müller’s muscle conjunctival resection. The mean margin reflex distance was improved by both techniques (1.46 vs. 2.43 mm and 1.12 vs. 2.25 mm, p=0.008 and p=0.0001 respectively) and approached that of the fellow eyelid (2.43 vs. 2.88 and 2.25 vs. 2.58 mm, p=0.23 and p=0.19, respectively). However, statistically significant lid margin elevation was limited to between the N6 and T6 points in the external levator advancement group. Whereas, significant elevation was achieved along the whole lid margin in the Müller’s muscle conjunctival resection group. The marginal peak point was shifted slightly laterally in the external levator advancement group (p=0.11).
CONCLUSIONS: Both techniques provide effective lid elevation, however, the external levator advancement’s effect lessens toward the canthi while Müller’s muscle conjunctival resection provides more uniform elevation across the lid margin. The margin reflex distance alone is not sufficient to reflect contour changes.
Keywords: Blepharoptosis; Eyelids; Conjunctiva; Oculomotor muscles; Image processing, computer-assisted; Treatment outcome
Abstract
Objetivo: Apresentar uma técnica de exame e de coloração de amostras de citologia de impressão da superfície ocular desenvolvida em serviço de referência. Método: Obtiveram-se 28 amostras de citologia de impressão de pacientes com alterações da superfície ocular no Setor de Doenças Externas Oculares no período de julho a novembro de 1999. Coraram-se e avaliaram-se as amostras microscopicamente no Laboratório de Microbiologia Ocular, do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista Medicina. Resultados: Desenvolveu-se um modelo de papel de filtro com ápice, base e abertura lateral, que forneceu seu posicionamento correto no olho no momento da colheita e na lâmina para a fixação e coloração. A técnica de coloração descrita, que usa ácido periódico-Schiff, hematoxilina e Papanicolaou, é um procedimento econômico e fácil, cora as células caliciformes de róseo e as epiteliais de roxo. Conclusões: A técnica de exame mostrou-se ideal na avaliação celular das amostras de citologia de impressão. A citologia de impressão é um método bastante confiável para o estudo da superfície ocular, no acompanhamento da evolução de patologias externas, e provou ser um procedimento realmente simples, mais barato e mais confortável para o paciente que as biópsias invasivas.
Keywords: Técnicas citológicas; Córnea; Conjuntiva; Citodiagnóstico; Coloração
Abstract
Uma paciente de 62 anos procurou nosso ambulatório com queixas de equimose periorbital e hemorragia subconjuntival, visíveis principalmente no olho direito. Descobrimos que suas queixas começaram no dia seguinte a um tratamento para dor de cabeça com sanguessugas na área da glabela. Na glabela, 2 mordidas de sanguessuga foram encontradas próximas ao lado direito. Durante os exames da paciente, foram detectadas equimoses nas pálpebras bilaterais e hemorragia subconjuntival no limbo ínfero lateral e medial do olho direito. Nenhum tratamento foi iniciado, sendo recomendado apenas controle. No acompanhamento, observou-se que as queixas da paciente desapareceram em cerca de um mês.
Keywords: Cefaléia/terapia;Hirudo medicinalis;Aplicação de sanguessugas/efeitos adversos; Doenças orbitárias; Hematoma; Túnica conjuntiva; Hemorragia ocular/etiologia
Abstract
A patient presented with corneoscleral thinning five months after the treatment of suspected ocular squamous surface neoplasia with mitomycin-C and interferon. For tectonic and aesthetic purposes, we decided to perform lamellar corneoscleral transplantation. The approach used established new tectonic support and corneal homeostasis. This technique might be an option in similar cases.
Keywords: Corneal diseases/diagnosis; Carcinoma, squamous cell; Conjunctival neoplasms/surgery; Interferon-alpha/therapeutic use; Mitomycin/therapeutic use; Ophthalmic solutions/administration & dosage; Humans; Case reports
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Arquivos Brasileiros de Oftalmologia
Official publication of Brazilian Council of Ophthalmology - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2nd floor - Zip Code: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
TEL: +55 11 3266-4000
E-mail: [email protected]